Por monica.lima
"Percebemos que a mesma carência que temos aqui%2C existe em outros mercados fora do Brasil"%2C diz o diretor do Instituto L’Oréal Richard KlevenhusenDivulgação

O Instituto L’Oréal Professionel, que oferece cursos profissionalizantes para profissionais que atuam em salões de cabeleireiros ou buscam capacitação para investir no ramo, completa cinco anos esse ano, levando para outros países o modelo de capacitação criado aqui no Brasil. O primeiro país a receber uma unidade do instituto foi a África do Sul, e há negociação para a abertura de mais unidades em outros países da América do Norte, América do Sul e outros mercados, ainda em estudo.

Richard Klevenhusen, diretor do Instituto L’Oréal Professionel, lembra que a ideia de abrir a primeira unidade no Centro do Rio foi identificada a partir da carência de profissionais preparados para atendimento em salões.

“Com o passar do tempo, percebemos que a mesma carência que temos aqui, existe em outros mercados fora do Brasil e, por isso, a unidade da África do Sul foi aberta e surgiu como a primeira oportunidade de levar um projeto genuinamente brasileiro para outros mercados. Em outros países, ainda não sabemos se a expansão vai se dar por meio de franquias ou lojas próprias”, explica ele.

Para esse ano, a meta da empresa é de fechar de três a quatro novos contratos de franquias do instituto. Hoje, a marca tem, ao todo, três unidades próprias e outras quatro franqueadas. A expectativa é de até 2017 chegar a 20 unidades.

O custo para a abertura de uma franquia, varia de R$ 630 mil a R$ 1,4 milhão, incluindo as obras civis e os equipamentos necessários para as aulas. “O preço depende do tamanho da unidade. Antes, nosso padrão era de um espaço entre 400 a 500 metros quadrados. Agora, lançamos um formato com 200 metros quadrados, que pode se adequar a cidades que não sejam capitais, com o valor de R$ 630 mil”, diz Klevenhusen.

Além de cursos para capacitar profissionais para salões, o instituto também inseriu entre as opções um módulo voltado para gestão de salões de beleza, dedicado a quem pensa em ter o próprio negócio. Hoje, segundo o executivo, 80% das pessoas que frequentam as aulas são mulheres e 79% dos alunos ou abriram um salão ou trabalham em algum estabelecimento.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? Foi aprovada a criação do Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado (Fempo). O fundo, que será gerido pela AgeRio, vai ajudar a financiar micro e pequenos empreendimentos localizados em qualquer região do estado do Rio, e não mais apenas aqueles onde estão instaladas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A taxa de juros para o financiamento é de 3% ao ano. Somente o fundo das UPPs já beneficiou mais de cinco mil empreendimentos, com cerca de R$ 22 milhões em financiamentos. O objetivo é estimular o empreendedorismo.

? A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) assinaram um convênio que prevê a utilização das Câmaras de Arbitragem e Mediação da ABPI para a solução de conflitos em contratos de franquia. Atualmente, a ABF conta com cerca de 1.200 associados em todo o país , sendo cerca de mil redes de franquias no total . A parceria é um passo para a inclusão, nos contratos de franquia, de uma cláusula em que eventuais conflitos sejam mediados ou arbitrados preferencialmente pelas Câmaras da ABPI.

Sonho gourmet abre primeira loja em SP

A Croasonho, rede de franquias especializada em croissants, com 65 lojas em 13 estados, acaba de abrir a primeira unidade em São Paulo, no Top Center Shopping, na Avenida Paulista. O plano de expansão inclui a abertura, até o final do ano, de lojas franqueadas em Recife, Foz do Iguaçu, Brasília, Piracicaba e Porto Alegre.

10 Pastéis vai chegar a 50 lojas em 2015

A 10 Pastéis, marca paranaense que começou como empresa familiar em Maringá, vai terminar o ano com 50 unidades em todo o Brasil. A empresa já está em Santa Catarina, Roraima, Ceará, Amazonas e Acre, e acaba de abrir uma unidade em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Uma das apostas da marca é o serviço para eventos.

Johnny Rockets negocia expansão

A rede Johnny Rockets acaba de inaugurar sua 9ª unidade em Campinas, e o máster-franqueado Antonio Augusto de Souza negocia três novos contratos que serão fechados ainda esse ano. Dois deles no Rio de Janeiro.

Você pode gostar