Por bianca.lobianco

Rio - O empresário Victor Bianchini, de 27 anos, e o chef Thomaz Novotny, de 29 , comandam o mais novo restaurante de São Francisco. Victor é formado em Marketing e Thomaz fez Gastronomia. Os dois deixaram seus empregos formais para assumir o Radicchio, que foi inaugurado em dezembro de 2013. Eles apostam na cozinha contemporânea com apresentações cuidadosas dos pratos, que são bastante variados.

Durante a semana, investem também em cardápios executivos e garantem que a procura vem crescendo. ”Assumimos num domingo. A casa dormiu Buonasera e acordou Radicchio, e o nosso maior desafio era apresentar um cardápio diferente. Os clientes experimentaram e gostaram” diz Victor, que supervisiona o salão cuidando do atendimento. Thomaz domina a cozinha e trata dos pratos pessoalmente, sempre apresentando novas opções.

O chef Thomaz Novotny está sempre criando novos pratos como o delicioso linguado ao molho sicilianoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Eles ainda investem em vinhos especiais e montaram uma bonita adega, com destaque para a Casa Silva, do Chile, e Catena Zapata,da Argentina. “Não seria legal termos vinhos que as pessoas podem comprar num supermercado”, observa Bianchini. Os garçons são orientados a levar os clientes para escolher o vinho dentro da adega.

Alguns frequentadores são exigentes e já tinham relação com a casa anterior. “Tem um casal que vem todo sábado. O pedido de casamento foi feito aqui quando ainda era Buonasera e a comunicação ao marido da primeira gravidez foi feita já no Radicchio ”, afirma Victor. O restaurante também se tornou uma alternativa para reuniões de negócio.

Além do sabor, a produção visual caprichada na apresentação dos pratos é o que mais atrai clientes. “A gente come com os olhos. Adoramos ver a cara das pessoas quando a comida chega na mesa”, ressalta Thomaz.

O cardápio tem, ainda, dois pratos vegetarianos: o polpetone de soja e a haste de palmito. E os empresários já prometem que vão oferecer mais opções.

Cantina Buonasera: massa que tem gosto da infância

O Radicchio de hoje ocupa o local onde funcionou, por 24 anos, o restaurante Buonasera, em São Francisco, que foi a primeira cantina de comida italiana do empresário José Manoel. Ele teve mais duas.

Quem frequentou o endereço sabe que a casa primava pela qualidade das massas caseiras e vinhos, que tinham um preço bastante convidativo. O nhoque com camarão era um sucesso e ficou na lembrança das famílias que lá batiam ponto. Hoje, os filhos já crescidos, continuam pedindo o mesmo prato com gosto da infância no Buonasera da Estrada Fróes.

A concorrência de outras cantinas fez a frequência da casa de São Francisco cair e, em 2013, ela foi vendida para os donos do Radicchio.

Mas, para a felicidade dos saudosos, Manoel vai abrir outra Buonasera no bairro. “Será a cantina italiana mais bonita da cidade, aguardem!”, brinca.

Reportagem de Suzana Blass

Você pode gostar