Mais de 400 atletas participam de Biathlon na Boa Viagem

Cerca de cinco mil pessoas são esperadas na orla da praia para acompanhar a competição

Por O Dia

Niterói - Neste domingo (28) a Praia da Boa Viagem vai sediar a quarta edição da disputa de biathlon da cidade. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas acompanhem a competição, que terá 400 atletas. A primeira bateria vai entrar no mar às 7h30 e a previsão é que as atividades sejam encerradas ao meio-dia. A novidade deste ano é que, além da categoria em que os competidores nadam 600m e correm 4 km de corrida, haverá ainda o SUP Race, com percurso de 1,5 km de remada de stand up e mais 3km de corrida.

Primeira bateria entra no mar gelado por volta das 7h30 Divulgação

O subsecretário de Esporte e Lazer, Zeca Azevedo, destaca que o evento comprova o potencial esportivo da cidade. “Niterói tem tradição no triathlon. Grandes atletas como Sandra Soldan, Armando Barcelos, Marcos Ornelas e Fernanda Keller são daqui, disse ele.

E vem gente de Angra dos Reis, Rio das Ostras, Macaé, Vila Velha (ES) e de Florianópolis (SC). O organizador do evento, Carlos Eugênio Ferraro, o Neném, também é responsável por uma equipe de treino da cidade, a CE+3.

“O espírito competitivo incentiva os atletas a treinarem pesado, com vontade de dar o seu melhor. O evento identifica Niterói como uma cidade saudável, além disso, é muito bom poder aproveitar as paisagens que temos aqui”, contou o produtor.

Ele ressalta ainda que, para participar de campeonatos, o ideal é que o competidor tenha um acompanhamento profissional. Os treinos acontecem em São Francisco, Charitas e nas orlas da Região Oceânica. Cerca de 30% dos alunos de Neném vão competir.

Quem já participou do biathlon de Niterói afirma que o evento é um dos percursos mais atrativos do estado.

No topo do ranking das duas últimas etapas está Bruno Brand, de 32 anos. Ele é professor de educação física e está empenhado em conseguir um bom resultado hoje, para garantir logo o campeonato. “Se vencer hoje eu garanto a primeira colocação no campeonato. Me dediquei bastante para essa prova. Treinei diariamente, com chuva ou sol. Tenho um bom desempenho na corrida, mas na natação eu peco um pouco. Na última etapa eu sai da água em sétimo lugar, mas consegui recuperar na corrida e chegar em primeiro. Se o mar estiver bom e eu conseguir um bom tempo, sei que posso vencer mais essa”, acredita.

Mas, para chegar lá, o atleta vai ter que enfrentar seu xará, que também pretende fazer bonito. O oftalmologista Bruno Bahri, 32, vem do Rio para disputar o primeiro lugar com o niteroiense.
“Pratico triathlon há quatro anos e há dois participo de campeonatos. Sou muito competitivo e o meu forte é a natação”, adianta.

Ele também destaca que o esporte, além de fazer muito bem ao corpo, proporciona uma ótima interação entre os atletas.

Os interessados que perderam essa oportunidade já podem se preparar para a próxima etapa, marcada para 30 de novembro. A inscrição pode ser feita no site https://www.niteroibiathlon.com.br/. </CW>

Últimas de _legado_Niterói