Programação especial para pequenos promete muita diversão em família

Cidade de Niterói oferece programações variadas para o Dia Das Crianças

Por O Dia

Rio - Andar de skate no Campo de São Bento, em Icaraí, ir ao cinema ou ao parque de diversões são alguns dos programas que o empresário Brayan Innecco, de 25 anos, pretende fazer hoje com o filho Cauã Freitas Innecco, de 5 anos, para comemorar o Dia das Crianças. “Ele gosta muito de skate e, quando vamos ao cinema, depois tomamos sorvete e fazemos um lanche. Sempre comemoramos a data”, conta Brayan.

Uma das opções é a exposição de fotos de palhaços%2C fantoches e marionetes de Luiz Ferreira%2C na Sala Carlos Couto%2C ao lado do Teatro MunicipalLuiz Ferreira



E diversão não vai faltar para os pequenos nesse dia especial dedicado a eles. Teatro, exposições, contação de histórias, oficinas de arte e programação especial em shoppings e museus são algumas das opções. E o melhor: a maioria dos programas é de graça. Então, é só escolher aonde ir (veja programação na página 7) e boa diversão!

Quem prefere atividades ao ar livre não pode perder o teatro no Campo de São Bento e no Horto do Barreto. As atrações são do projeto Arte na Rua, da Secretaria de Cultura de Niterói. No Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e na pista de patinação, no Campo de São Bento, serão encenados O Casamento da Dona Baratinha, e Titiloo ao redor do mundo, respectivamente. Já as crianças do Barreto vão poder assistir Os Encontros da Índia. Tudo de graça.

E os palhaços, fantoches e marionetes do Teatro de Guignol em Niterói, estarão em exposição de fotos de Luiz Ferreira na Sala Carlos Couto, ao lado do Teatro Municipal.

No Solar do Jambeiro, em São Domingos, também tem diversão sem pagar nada. 'Existo, logo rabisco’, é contação de história baseada no livro infantil de Juareis Mendes com participação da plateia, utilizando canetas coloridas e giz de cera.

O Circo Menestrel também vai animar o domingo dos pequenos no Solar do Jambeiro. Inspirado na fábula alemã “Os músicos de Bremen”, o espetáculo tem uma montagem ágil, vibrante e colorida com a magia circense e números acrobáticos e musicais. O grupo se apresentará ainda no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí.

Maior parte das atividades no MAC acontece ao ar livre

E o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, também não ficou fora dessa farra e não vai cobrar nada pelas brincadeiras hoje. O evento “Tudo que é concreto se desmancha em sonhos” tem oficinas de música, dobraduras e brincadeiras, que acontecem no pátio, no salão principal e na varanda. Os adultos também podem participar da programação com os pequenos.

A maior parte das brincadeiras acontece ao ar livre. Lá, tem oficina de brinquedos de material reciclado com o artista Deneir. Em outra atividade, as crianças e seus acompanhantes são convidados a construir juntos os caminhos que levam ao infinito através do livro 'As Cocadas de Cora Coralina' e da exposição 'Lygia Clark: Tudo o que é concreto se desmancha no ar — obras da Coleção João Sattamini’, exposição permanente no MAC.

No “Projeto Rede”, do artista João Modé, crianças e familiares podem completar e interagir com a rede que já existe no museu acrescentando linhas e outros objetos. E tem diversão também para os bebês com Léo Castro MPB - Música para bebês de 0 a 4 anos. Para animar a galerinha, ele toca violão, cavaquinho, pandeiro e outros instrumentos de percussão.

Já no salão principal acontece a oficina de origami 'Soltando os bichos’, com Márica Krone. Nela, a criançada vai aprender brincando a montar animais e ainda criar seus próprios bichos em dobraduras de papel. Tem ainda a oficina Fazer Papel, na varanda do MAC. Essa atividade é pautada em conversas com o público com intuito de fazer com que as pessoas se lembrem de suas memórias e dividam seu passado e brincadeiras da infância.

E o MAC em Família tem uma edição especial hoje com oficinas de criação, contação de histórias e dinâmicas interativas, buscando envolver o público infantil e suas famílias.

E uma mistura de música e história vai animar as crianças com 'Era uma vez... Contos e cantigas'. Através de músicas do nosso folclore, a peça narra, ao som do violão, a história de três velhinhos divertidos. O espetáculo também estará na 4ª Mostra de Teatro Infantil de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. Logo depois, é a vez do O Gato de Botas” subir ao palco do teatro. Na Estação de Aventuras Odyssey, em São Gonçalo, além dos filmes em 7D, tem pinturas, desenhos e fotos.

Últimas de _legado_Niterói