Gastronomia & etc: Espaço 29 com homenagem à família e bons quitutes

Local é cafeteria, restaurante e ainda tem brechó de garagem com muitas opções

Por O Dia

Espaço 29%3A homenagem à família e bons quitutesAlexandre Vieira / Parceiro / Agência O Dia

Niterói - Prefiro fazer compras na Moreira César que, aliás, não deixa a dever a nenhum shopping fechado. Além do mais, sempre encontro um monte de gente conhecida. Adoro!

Mas depois de passar a manhã batendo pernas, fui procurar um lugar agradável para recarregar as energias.

Achei ali, no comecinho da Moreira, uma casa antiga que tem um jeito super agradável. Ao entrar, vi que o Espaço 29, como é chamado, é cafeteria, restaurante e ainda tem brechó de garagem com coisinhas lindas.

Descobri que na casa morou a família Castro Ramos e é Alexandre Ramos, neto dos patriarcas Nelson e Nair, quem cuida de tudo com a esposa Ana Paula Brum. A filha Lívia faz curso de Gastronomia e já comanda o cardápio junto com o pai.

Após a morte da avó, em 2011, Alexandre quis fazer da casa um espaço aberto ao público resgatando a memória da família. A preservação do imóvel é incrível!

Numa visita guiada, eles foram me apresentando o espaço e não há um móvel, espelho, quadro ou lustre que não tenha sido muito bem recuperado e que não tenha uma história para contar. São vários ambientes que reproduzem salas de jantar ou de estar onde o cliente se sente realmente um convidado dos ‘donos da casa’.

A preocupação em homenagear o casal patriarca está em cada canto. Fotografias de parentes se revezam nas paredes para ninguém ficar de fora.

Espaço 29%3A homenagem à família e bons quitutesAlexandre Vieira / Parceiro / Agência O Dia

Dona Nair foi Rainha da Primavera de Niterói em 1937, está lá registrado num quadro. Eles têm várias peças antigas cuidadosamente distribuídas pela casa. Vale observar cada detalhe.

Ao olhar o cardápio vi receitas de família como o Picadinho da Dona Nair, mas decidi pedir o recomendado Fran Rack - costeletas -, de Cordeiro com purê de baroa, e ainda provei um excelente Ribeye Angus Prime.

De sobremesa, fomos presenteados com uma surpresa preparada pela futura chef Lívia: um Petit Gateau recheado com... cupuaçu! Uma delícia. Ah! Eles tem uma padaria que produz bolos de sabores variados durante todo o dia.

À tarde é a hora do bufê cheio de gostosuras - vi a mesa sendo montada, e nos fins de semana tem café da manhã especial.

O Corujão da Poesia faz parada lá às quintas-feiras, na primeira e terceira semana do mês.
Bem, pude voltar às compras renovada pelos momentos acolhedores que passei no Espaço 29.

*Coluna de Suzana Blass

Últimas de _legado_Niterói