Por marina.rocha

Niterói - Que bom saber que as pessoas da cidade onde moro são preocupadas com a causa animal! E não sou eu que estou dizendo. Resultado de uma pesquisa feita esse mês pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) da Prefeitura de Niterói revelou que 16% dos moradores da cidade querem que os recursos públicos sejam empregados na proteção dos bichos.

Os vira-latas adotados%3A Mel%2C 13 anos%3B Chico%2C o gato%2C com quase 2 anos%3B e Tobe (branco)%2C com 2Divulgação

O percentual pode ser pequeno para muitos, mas diante de tantos casos de maus tratos a animais que temos visto e até de abandonos por seus próprios donos, já é um dado a ser comemorado.

‘Onde você, morador de Niterói, gostaria de ver o dinheiro investido’, perguntou a enquete a 280 pessoas por duas semanas. O valor empregado na causa animal virá do Fundo Municipal de Conservação Ambiental, que contemplará ainda saneamento, educação, arborização e agricultura, outros tópicos citados.

A pesquisa é apenas uma das ações que a SMARHS vem fazendo. O diretor de Proteção Animal, ligado à secretaria de Meio Ambiente, Marcelo Pereira, me revelou outras.

O cadastro de protetores é um deles. Com esse perfil traçado, a prefeitura pretende direcionar projetos para ajuda-los a cuidar dos nossos bichos.

Outra novidade é a inauguração do Parcão, área de lazer para cães, e do Centro de Controle de Animais Domésticos, ambos no Fonseca. Castração de cão e gato, curso de banho e tosa para jovens carentes são algumas das atividades do local. E por falar em castração, haverá licitação para que clínicas veterinárias ofereçam o serviço. A ideia é aumentar o número de cirurgias hoje realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses da cidade. 

A campanha ‘Adotar é o Bicho’! é outra ação. Aliás, ela faz 3 anos em março e a coluna apóia a causa. Os animais da foto acima são meus e do meu marido. Todos adotados e vira-latas. Mel, 13 anos; Chico, o gato, com quase 2 anos; e Tobe (branco), com 2. Mas a joaninha é de pelúcia — pantufa que eles me ‘roubaram’!

Na página do facebook do secretário da SMARHS, Daniel Marques, ele escreveu que todos os tópicos da pesquisa serão contemplados pela Secretaria de Meio Ambiente. Eu li. Está lá para quem quiser cobrar a promessa. E faremos isso.

Tire sua dúvida

Talita Rodrigues, São Domingos: Minhas gatas brigam muito. Como cortar as unhas para elas se machucarem menos?

Flávia C. R. do Nascimento, veterinária: Felinos (gatos) são territorialistas. Evite fazer com que compartilhem o mesmo território (cômodo da casa). Quanto às unhas, o ideal é mantê-las cortadas mensalmente, e de preferência, por um profissional especializado.

Melissa foi encontrada em JacarepaguáDivulgação

Me leva?!

Fui encontrado em Jacarepaguá pela Melissa, mas ela não pode ficar comigo. Você pode? Sou dócil e saudável: facebook.com/melissa.munhoz.37

Concurso animal

Atenção veterinários e estudantes da área! Estão abertas, até o dia 2 de abril, as inscrições para o 1º o Prêmio de Pesquisa PremieR pet, promovido pela brasileira especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos. Será premiada a melhor revisão bibliográfica ou relato de caso sobre nutrição de cães e gatos. O regulamento está em www.premierpet.com.br/premio. O resultado sai dia 24 de abril em um coquetel em São Paulo.

Boa ação

Quer ajudar os animais carentes doando ração? A designer Ana Sacramento te ajuda. Ela vai até os doares — desde que morem em Niterói —, busca os alimentos e leva a 10 protetores da Região Oceânica. Mas quem quiser também pode comprar a ração e entregar a Ana. Para saber como ajudar entre na página dela www.facebook.com/ana.sacramento.1614 ou ligue para 9-8344-1785.

Cama de gato

A Imaginarium tem uma sugestão confortável e divertida para seu pet ficar bem aconchegado: a cama Don Don! Ela serve tanto para cachorros quanto para gatos ou ainda para animais de pequeno porte. Tem 60 cm de altura, 73 de largura, é feita de algodão e poliamida e custa R$ 119,90. A cama está disponível em todas as lojas Imaginarium. A de Niterói fica no Plaza Shopping, 3º piso. O endereço é Rua 15 de Novembro 8, Centro.

?

Você pode gostar