Por marina.rocha

Niterói - A casa é bem antiga e faz parte da história de Niterói. Pintada de vermelho, ela se destaca na Rua Presidente Domiciano, no Ingá. O salão principal é cercado por janelões e climatizado, enquanto a varanda coberta dá vista para uma pracinha simpática, como as de cidade do interior. Por essas e outras, o Jambeiro é super aprazível.

Varanda do restaurante é o espaço mais disputado pelos clientes%2C que são sempre recebidos pelos donosAlexandre Vieira / Agência O Dia

O restaurante completou 20 anos em dezembro passado. Seus sócios começaram como ajudantes e foram crescendo no ramo.

São dois Raimundos Nonatos — um é Mendes Pereira e o outro é dos Santos Souza — que vieram da cidade de Groaíras, a 400 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, no início dos anos de 1980. Suas trajetórias se encontraram na Cantina di Danta, uma casa que ficava na Álvares de Azevedo e já fechou faz tempo. De lá foram para o Jambeiro.

Raimundo Mendes mora em Niterói desde 1990 e já está no terceiro casamento. Diz que teve muitos revezes na vida mas que “de acordo com o frio, vem o lençol” e hoje se sente recompensado pelo tanto que trabalhou para chegar onde está.

Todo ano ele volta à Groaíras para visitar a mãe Dona Anísia e também para não esquecer de onde veio. A atual esposa é paraibana. Raimundo ainda sonha em ter na cidade um restaurante só de comida nordestina.

Para iniciar nosso almoço, provamos os bolinhos de bacalhau. Confesso que fiquei um pouco surpresa: não é uma casa portuguesa, mas o petisco estava delicioso. Vale muito experimentar! Acompanhado de um chope, é tudo de bom.

O prato principal foi um 'Namorado al Mare'. Um filé de namorado grelhado com molho de alcaparras, camarão, polvo e lula acompanhado de arroz de brócolis e batata sauté. Eu esperava que viesse com um molho, mas veio um peixe sequinho e até gostei mais. Os frutos do mar estavam cozidos no ponto e o arroz repleto de brócolis, do jeitinho que eu adoro.

Pratos são bem servidos e serviço de entrega é o melhor da regiãoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Se os outros pratos do cardápio seguirem o mesmo padrão, posso dizer que é um restaurante bem honesto no preço e no sabor.

Eles também têm um delivery rápido e muito bem servido e vão abrir um buffet a peso para o almoço. Se orgulham de ter o cardápio bem variado com opções de massa, carnes, peixes, risotos, aves e pizzas.

Quem quiser esticar o programa, ali pertinho está o Solar do Jambeiro, na mesma rua. É outra construção linda e muito bem conservada que vale a visita e tem uma programação cultural intensa.

Feijoada de Carnaval

Armazém e Botequim Granel, em Piratininga, faz no sábado dia 14, a partir das 12 h, sua tradicional super feijoada de carnaval. Entre os acompanhamentos, os destaques vão para os bolinhos de jiló e arroz negro e o pastel de angu. O Granel fica na Av. Almirante Tamandaré, 184. Piratininga. Reservas pelo telefone 2619 4968.

Abrindo para almoço

Agora o Buonasera U.N.O. abre a partir do meio dia. O restaurante tem boas opções de pratos de massas recheadas, risotos, carnes e peixes. A coluna sugere <MC1>a deliciosa Salada Gamberetti (foto) para abrir o almoço. A casa fica na Av. Rui Barbosa, 218, São Francisco. Telefone 2718-2481.

Caranguejo rei

O Chef Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio, está inserindo no cardápio do restaurante o king crab, o exótico caranguejo gigante. A vontade de oferecer a iguaria era antiga mas apenas este ano ele obteve sucesso. O crustáceo é importado de um fornecedor do Chile. Segundo Alexandre, o menor king crab que ele tem no restaurante pesa 2 quilos. Cozido no vapor, ele é realmente enorme e vem servido como o da foto, acompanhado de dois molhos: manteiga clarificada com ervas finas e molho tártaro artesanal. O prato é vendido por quilo e custa R$210/kg. Fica na Rua Silva Jardim, 148. Centro. Tel.: 2621-5701.

Ensaio com iguarias

O Grupo Paludo, dos irmãos Roberto e Rudinei, fechou mais uma parceria. Eles são responsáveis pelo catering do camarote VIP da Escola Unidos da Viradouro, no próximo dia 10, às 21h, último ensaio da quadra antes do desfile da Sapucaí. Entre algumas das delícias que serão servidas estão um mini sanduíche de rosbife com champignon, queijo gruyère e mostarda Dijon , um Blinis com salmão defumado e creme de azedo e um Crostine de brie e compota de damasco com gengibre. É a Viradouro aí, gente!!!

Coluna de Suzana Blass

Você pode gostar