Para o frio, o melhor é recorrer ao banho seco para o seu pet

Método também é recomendável para filhotes e para idosos

Por O Dia

Niterói - Vamos ser sinceros: tomar banho no frio é complicado. Quem nunca foi para cama sem ele ou que deu apenas aquela passadinha rápida pelo chuveiro? Confessa, vai. É difícil até quando a água está quente porque do lado de fora do box tem sempre aquele vento gelado. Eu sou dessas que sofro para tomar banho no inverno. Pronto, confessei!

Já pensou se pudéssemos tomar banho a seco no frio? Infelizmente não podemos, mas nossos peludos de estimação podem. E devem. Sim, no mundo animal existe essa possibilidade. Que sorte a deles!

O banho a seco ainda ajuda a economizar águaReprodução Internet

O banho seco nada mais é que um spray para ser borrifado no pelo tanto do cachorro quanto do gato. O líquido é feito com produtos que possuem alta tecnologia e PH balanceado e é mais indicado para o frio porque é a época em que os peludos mais correm risco de pegar um resfriado. O produto ainda é perfeito para gatos, famosos por não gostarem de banho. E, além de limpar o pet, o banho a seco deixa os pelo sedosos, hidratados e neutraliza o mau cheiro.

Porém, suas vantagens não terminam por aqui. É que ele não serve apenas para evitar que seu animal sinta frio. Mas, é claro que é nisso que pensamos de cara. O CEO e veterinário do petshop online Petlove, Márcio Waldman, enumerou outros benefícios do método.

Ele explica que a modalidade serve para filhotes que ainda não tomaram todas as vacinas. Sim, até estarem totalmente imunes não podem tomar o banho tradicional. Waldman também indica para os animais idosos porque evita o estresse da hora do banho. Ele recomenda ainda para animais convalescentes, principalmente em cães com doença ortopédica, cardíaca ou respiratória, já que banhos tradicionais constantes podem prejudicar ainda mais a saúde deles.

E o banho a seco tem mais uma vantagem: ajuda a economizar água. Em tempos de racionamento, é uma das medidas que podemos adotar.

Mas o veterinário avisa: ele não substitui totalmente o banho tradicional, que não pode deixar de ser dado. Outro alerta que Waldman faz é que os donos de animais com problemas de pele devem consultar o veterinário de confiança antes de usar o método.

O CEO da Petlove conta que há fórmulas caseiras para o banho a seco, mas que elas não são tão eficazes quanto os produtos à venda.

Aprenda a dar o banho a seco

Cães com pelos longos podem tomar banho a seco a cada 15 dias no inverno ou verão. Para os de pelo curto, uma vez por mês no frio e a cada 15 dias no calor. Antes de iniciar o procedimento proteger olhos, nariz, boca e ouvidos do animal.

Depois, é só pulverizar o produto no sentido contrário ao do pelo a uma distância de 5 centímetros até ficar úmido. Massageie o corpo do animal com um pano limpo, que também deve ser usado para aplicar o produto na cabeça. Escovar no sentido do pelo e enxugar com a toalha.

TIRE SUA DÚVIDA

Tássia Carvalho, Belford Roxo: Tenho uma cadela de 60 dias. Com que frequência posso dar banho?

Flávia C. R. do Nascimento: Uma vez por semana ou a cada 15 dias. Estamos no frio. Prefira o banho seco. Faça uma solução com uma colher de vinagre branco para um copo de água. Molhe a toalha, passe nela e escove. No calor, use xampu neutro de bebê ou manipulado com produtos naturais.

O Xico tem dois anos e precisa de um larDivulgação

ME LEVA?!

Sou Xico, de 2 anos e meio. Adoro correr, apesar de uma pata atrofiada porque fui atropelado. Serei feliz em um lar: divulgacao@focinhosdeluz.com

APLICATIVO ANIMAL

ONGs e protetores de animais ganharam mais um aliado na busca por uma família para cães abandonados. É o Au.dote, (audote.com.br) um aplicativo que funciona nos moldes do Tinder, site de relacionamentos para humanos. Au.dote. foi criado pela DogLikers. Nele, há fotos e informações sobre os peludos. Quando um cão é curtido, a ONG que o abriga recebe notificação do interessado. Nas páginas também há o telefone e e-mail da instituição responsável, assim o usuário pode entrar em contato. Antes de admitir as ONGs, os criadores do Au.dote visitam os lugares e conferem se elas são certificadas e sem problemas na Justiça.

ARRAIÁ DAS PATINHAS

Quer se divertir e ainda ajudar a Associação Quatro Patinhas? Então, não perca a festa julina da instituição no próximo dia 26, às 14h, no Tijuca Tênis Clube, na Tijuca. Os convites custam R$ 10 e podem ser comprados pelo doacao@quatropatinhas.com.br. Depois, é só enviar o comprovante e o nome. Na ocasião, a associação também aceitará doações de mantas, cobertores, caminhas e rações. Para outras informações: quatropatinhas.com.br.

O spray do banho a seco pode ser comprado no site PetloveDivulgação

LIMPO E CHEIROSO 

Depois das explicações sobre o banho a seco, a coluna indica um produto para deixar seu pet limpinho e cheiroso sem que ele sinta frio. É o Banho a Seco Perpet à venda exclusivamente na Petlove (petlove.com.br). O produto é a da linha Premium, especializada em cuidados higiênicos de cães e gatos: R$ 18,90 ( 500 ml).

Últimas de _legado_Niterói