Por marina.rocha

Niterói - Não é fácil administrar um negócio, entender os pontos fortes e investir no que traz bom retorno. É para dar estas dicas que o Sebrae vai realizar o seminário Empretec, de 21 a 26 de setembro, em Niterói. As inscrições já estão abertas. O programa expande a visão dos empreendedores e ajuda a estabelecer metas para a empresa. E a fórmula é secreta: quem participa não pode contar a ninguém o que se passa por ali, tem até termo de confidencialidade.

Após participar do seminário%2C Fabrício Mendes (esq) e Rogério Rosetti abriram seis novas lojas Estefan Radovicz / Agência O Dia

Coordenador do Sebrae Leste Fluminense, Américo Diniz afirma que o objetivo é despertar o poder empreendedor que existe nas pessoas. “Isso tem como consequência o aumento em vendas e no lucro. Já vimos casos muito legais, como o de uma mulher que depois de fazer o Empretec conseguiu juntar o primeiro milhão”, conta.

De acordo com Diniz, após o curso o empresário adquire um alto potencial de inovação, o que ajuda até no momento de crise que o país vive.

E quem já passou pelo workshop também garante que é bem revolucionário. Donos das lojas Ferragens São Francisco, pai e filho, Rogério Rosetti e Fabrício Mendes são só elogios. “Quando fiz o curso em 2009 tínhamos quatro filiais, hoje já são dez. Ele nos ensina a focar no resultado e diferenciar oportunidade de armadilha. Indico o seminário para aqueles que querem crescer profissionalmente”, explica Rosetti, que se orgulha em dizer que atualmente a loja realiza negócios com indústrias de todo o país.

O ‘intensivo’ mostra como otimizar o trabalho da empresa, alcançando o maior lucro possível. “Todos os negócios que não estavam estruturados para a crise, por exemplo, já fecharam as portas ou estão mal. Nós aprendemos a ter planejamento, nos preparamos antes”, completa Mendes.

O curso acontece na CDL, no Centro. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo email [email protected] ou pelos telefones 0800-570-0800/ 2622-3588. Na próxima terça-feira, às 19h, vai rolar uma palestra explicando melhor o Empretec.

Todos os inscritos também vão passar por uma entrevista seletiva que dirá se o empresário está preparado para participar do seminário.

Segundo Américo Diniz%2C o curso desperta o espírito empreendedorDivulgação

Lucro anual pode crescer em até 25%

Empresários de todas as áreas participam do Empretec. Rosana Paes fez o curso em 2011 e no ano seguinte começou a rede de franquias do espaço Juliana Paes, onde é sócia da irmã. Hoje já são cinco lojas: Icaraí, Angra dos Reis, Volta Redonda, Barra da Tijuca e até São Paulo.

“O Empretec me ajudou a identificar minhas atitudes empreendedoras, a me conhecer melhor. Saí do curso com a estima em alta querendo ganhar o mundo”, afirma a empresária.

E o crescimento trouxe aumento no lucro de 25% ao ano, além de novas vagas de trabalho nas regiões em que os salões estão. Somando todas as unidades, são cerca de 120 funcionários.

“Niterói possui um mercado muito promissor com uma demanda absurda. E eu indico muito o curso para quem está à frente de uma empresa, inclusive para os meus franqueados”, destaca Rosana.

Você pode gostar