Por marina.rocha
Carmem e Amora%2C a mascote das ações Divulgação

Niterói - O outubro é rosa também no mundo dos pets. Já falei aqui algumas colunas atrás das doenças comuns entre eles e nós. Infelizmente, o câncer também é uma delas. Por isso, desde o ano passado a Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (Abrovet) pegou uma carona na campanha mundial contra o câncer de mama em humanos e instituiu o Outubro Rosa para pets.

A campanha acontece em vários estados do Brasil em instituições públicas e privadas. São ações educativas, como distribuição de folhetos, alertando os tutores para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença em seus peludos. Legal, né?! Mas, mais que isso é um assunto muito sério.

No Rio as ações são coordenadas pelo Hospital Veterinário Botafogo que tem até mascote: a Amora. A responsável é a diretora da unidade, a veterinária Carmen Helena de Carvalho Vasconcellos. A campanha tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-Rio).

Segundo ela, os tumores de mama são os mais frequentes em cadelas, e o terceiro nas gatas. Porém, os felinos sofrem mais com a doença. Carmem explica que as gatas têm predisposição genética para um tipo de carcinoma muito agressivo que causa metástase, por isso, ela alerta sobre a importância de se diagnosticar o problema o mais cedo possível para que a cirurgia possa ser feita.

Mas o diagnóstico precoce e operação também são recomendados para cadelas. O procedimento pode envolver a retirada de parte ou total da mama e, em alguns casos, pode ser necessário complementar com quimioterapia. 

Mas, ao contrário de nós, mulheres, as fêmeas não têm como se auto examinar, certo? Então, cabe ao tutores fazer isso. E não tem segredo nenhum, não é difícil e pode ser até uma delícia porque pode acontecer durante um carinho. Carmem ensina que é só apalpar as mamas da cadela ou gata. Isso pode ser feito durante o banhou ou um chamego. E, ao menor sinal de caroço ou aumento de volume no local, procure o veterinário.

De acordo com Carmem, os nódulos podem ter aspectos variáveis quanto ao tamanho e consistência. O tumor pode ser benigno ou maligno, e esse último pode produzir metástase em outros órgãos como pulmões e fígado.

Assim como nas mulheres, a veterinária diz que as causas do câncer de mama nas fêmeas não foram ainda totalmente elucidadas, porém existe uma correlação muito forte com os hormônios sexuais, estrogênio e progesterona.

Especialista no assunto, ela afirma que a melhor forma de prevenção da doença é a castração, que reduz significativamente a ocorrência de tumores mamários. Carmem alerta ainda: quanto mais cedo castrar sua fêmea mais protegida ela estará da doença. Enfatizar a importância da prevenção, como castrar, e da procura por um médico veterinário a qualquer sinal de lesão são os principais focos da campanha. Dessa forma, afirma Carmem que, além de promover a saúde e o bem estar animal, as ações ainda chamam a atenção dos tutores para própria saúde humana.

TIRE SUA DÚVIDA

Tássia Carvalho, Belford Roxo: Minha cadela, de 6 meses, está comendo o tapete higiênico. O que eu devo fazer?

Flávia C. R. do Nascimento, veterinária: Falar sempre não com uma voz diferenciada do elogio é uma alternativa mostrando que ali é só para as necessidades. Pode tentar também o pipidog, líquido com cheiro que estimula o cão a ir ao local correto. Pingar umas gotas.

Zenaide precisa de uma famíliaDivulgação

ME LEVA?!

Oi! Sou Zenaide, 6 anos, amorosa, fiel e carente porque não tenho família. Mereço ser tão amada quanto um filhote: [email protected]

AGENDE A CASTRAÇÃO 

Termina no fim desse mês a marcação para castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses de Niterói. O procedimento é gratuito. O dono do animal deve ir pessoalmente fazer o agendamento. É necessário levar carteira de identidade e comprovante de residência. Só esse ano os veterinários já realizaram 697 cirurgias, 157 apenas em setembro. A meta é ultrapassar mil castrações esse ano. O Centro de Castração fica na Rua Silvestre Rocha 2, Icaraí. Aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h. Tel.: 2711-0113.

O arranhador custa R%24 44%2C 45Divulgação

MÚSICA ANIMAL

Já estão à venda os ingressos para o projeto Estimasom, que fará um show em prol da causa animal no próximo dia 7, às 20h, no Bar Academia de Niterói, na Av. Quintino Bocaiuva 529, São Francisco. Toda a renda será revertida para o projeto Adote Seu Melhor Amigo. As bandas Eternal Flame e Em Cima do Laço vão tocar o melhor rock dos anos 80. Garanta já o seu ingresso e divirta-se ajudando os peludos (facebook.com/estimasom?fref=ts).

JOIA SOLIDÁRIA 

Quem tem gato, com certeza, já teve o forro das cadeiras, do sofá ou da cama arrancados por eles. É que os felinos têm o instinto de arranhar as garras para apará-las e afiá-las. Na natureza fazem isso em árvores, mas em casa... Então, para evitar que destruam os objetos dê a ele um arranhador, que também é super divertido. Nas casasbahia.com: R$ 44,45 .

Você pode gostar