Por thiago.antunes

Rio - Pela primeira vez, Niterói será palco da Canicross Brasil, off road na qual o atleta corre ao lado do seu cão. A corrida, de três modalidades, acontecerá dia 6 de dezembro (domingo), com largada marcada a partir das 8h. O percurso é dentro do Parque da Cidade, localizado em São Francisco, nas distâncias de 4km200m (corrida feminina), 6km300m (corrida masculina) e 2km100m (cãominhada); já a entrega dos kits pode ser feita no dia anterior, no local da prova, das 10h às 19h; e no próprio dia, das 7h às 7h50.

Os atletas farão um trajeto bem variado, com direito a asfalto, estrada de chão e trilha (single track), com desnível positivo. A categoria masculina dará três voltas e a feminina, duas, nesse percurso onde a maior dificuldade será a parte técnica e seus pequenos tops de subidas. Haverá postos de hidratação com bomba manual para encher o reservatório de água do condutor e outro galão para o cão. Em tempo: tanto a largada, quanto a chegada, serão na sede do Parque da Cidade, que fica no topo do morro.

O Canicross é uma corrida cross country/ off road com cães, criada no Reino Unido como forma de treinamento para cães de trenó. Atualmente, o Canicross é praticado em terreno rústico, onde o homem e seu cão estão em total sintonia em busca, não só de vitórias, mas também de muita diversão. Para manter a segurança, a dupla fica “presa” através de uma guia, na qual o condutor usa um cinto que se conecta a uma corda elástica ligada ao Harness, uma espécie de colete de tração, usado pelo cão. A corda serve para reduzir o choque entre ambos.

O Canicross é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que tenha um bom condicionamento, claro. Mas antes de sair correndo com seu cão, é recomendado que ambos sejam submetidos a exames para saber se está tudo bem de fato. Nas competições, há um limite mínimo de idade para o condutor, de 7 anos, e para os cães, de 1 ano. O Canicross não exige pedigree, por isso são permitidas todas as raças, incluindo vira-latas, mas os animais devem ter o focinho proeminente.

Serviço

Parque da Cidade, em São Francisco: (21) 2610-3157

Largada Cãominhada: 8h

Largada do Canicross Feminino: 8h20

Largada do Canicross Masculino: 8h35

Premiação: 10h

Encerramento das atividades: 11h

Informações: (22) 98109-8288/ (21) 99975-0485

contato@canicrossbrasil.com

www.canicrossbrasil.com

Inscrições: R$ 120 (com camisa da prova)/ R$ 90 (sem camisa da prova)

Você pode gostar