Casa do Empreendedor vai emitir alvarás em 48 horas

O espaço será inaugurado no próximo dia 21, no Bay Market

Por O Dia

Isabella já tem um salão de beleza e vai investir em mais um negócio João Laet / Agência O Dia

Niterói - A vida do empreendedor em Niterói ficará mais fácil a partir desse mês. Agora, ao invés de gastar mais de um mês na via-crucis da burocracia, o microempresário daqui tem a promessa do Sebrae e da Prefeitura de conseguir um alvará em, no máximo, 48 horas. Isso porque no próximo dia 21 vai ser inaugurada a Casa do Empreendedor, um espaço que reúne todas as esferas necessárias para que uma empresa funcione.

Para Isabella Alves, dona da Bella Doces, a Casa do Empreendedor não poderia chegar em melhor momento. Ela se tornou microempreendedor individual (MEI) há dois anos, quando decidiu abrir um salão de beleza. E agora ela quer diversificar os negócios e vai investir em um novo cadastro como doceira.

Da primeira vez, precisou gastar dinheiro pagando um contador para resolver a papelada, mas desta vez pretende economizar. “Os negócios com os doces estão crescendo mais do que esperava. Aí decidi expandir para outra área”, comenta Isabella.

O texto, publicado no Diário Oficial no último dia 30 de dezembro, prevê ainda auxílio na liberação de microcrédito. E o melhor, é tudo de graça! Com tratamento diferenciado, o MEI e o pequeno empresário terão acesso ao Alvará Rápido feito através do sistema E-cidades. “Queremos facilitar a emissão do alvará em um prazo máximo de 48h”, garante Américo Diniz, coordenador do Sebrae no Leste Fluminense .

Para facilitar a vida, o Sebrae vai disponibilizar um Totem eletrônico (espécie de posto de auto atendimento) onde o MEI poderá emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) e fazer a declaração anual para a Fazenda.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Fabiano Gonçalves, a criação da Casa do Empreendedor é mais uma prova de que o município avança na contramão da crise e busca incentivar que as pessoas invistam em suas ideias de empreendimentos. 

“O projeto Empresa Bacana, lançado no início de 2013, foi um piloto para que chegássemos à Casa do Empreendedor. Na época, em uma semana, 500 empresas foram cadastradas e, em tempo recorde, 300 alvarás foram concedidos para microempresários individuais, além do cadastramento de 400 ambulantes”, revela o secretário.

FIQUE LIGADO

A Casa do Empreendedor será inaugurada no próximo dia 21, às 11h, no 2º piso do shopping Bay Market. Os serviços serão exclusivos para moradores de Niterói.

O Sebrae vai oferecer palestras e seminários sobre diversos temas dentro desse universo de novos negócios, além de cursos de especialização na area.

Em Niterói, o Sebrae fica na Rua General Andrade Neves, 31, Centro. Mais informações no 0800-570-0800.

Os atendimentos na Casa do Empreendedor serão feitos por agentes de desenvolvimento, qualificados pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento) e também pelo Sebrae.

Reportagem de Paola Lucas

Últimas de _legado_Niterói