Por paola.lucas
Niterói - Quem disse que é preciso atravessar a ‘poça’ para pular um bom Carnaval? Há opções por aqui para quem não quiser enfrentar barca, ônibus, trânsito, e uma volta bem cansativa. De acordo com a Neltur, mais de 100 blocos vão animar a folia por aqui, o que representa um crescimento de cerca de 50% em relação ao número do ano passado. As festas acontecem em mais de 20 localidades até o próximo fim de semana. E pasmem: a média de público é de 8 mil foliões por desfile.
A banda Bicho Solto vai realizar o bloco na próxima sexta com 35 músicos. Eles esperam reunir cerca de 3 mil pessoas na Praia de Piratininga André Mourão / Agência O Dia

Alguns tradicionais como Bloquete, Banda do Ingá e Mancando de Ré já fizeram suas apresentações, mas ainda há muito por vir...e ficar perto de casa tem sido a escolha de cada vez mais niteroienses. A funcionária pública Heloisa Affonso, de 53 anos, é um deles. “A gente precisa valorizar o Carnaval daqui. Os blocos estão animados, tem gente de todas as idades. Tá dando certo”, diz ela que é ritmista e já tocou em vários blocos.

Ela está entre os 35 músicos que vão fazer a folia da banda Bicho Solto. Eles vão fazer um bloco que sai na próxima sexta na Praia de Piratininga. Os organizadores esperam receber mais de 3 mil pessoas. “Vamos animar tocando músicas que já fazem parte do nosso repertório como Djavan, Tim Maia e Jorge Ben Jor, além de nossa música autoral e, claro, enredos de escolas de samba”, adiantou o cantor Emerson Moreno.
Publicidade
Mas antes disso muita água vai rolar. Hoje, às 12h, tem o Bloco Piratas do Calibre, no Centro, o Juntos e Misturados, sai às 15h em Pendotiba, além de outros em Piratininga, Sapê, Largo da Batalha e Ilha da Conceição.
Na terça, às 14h, tem Saias na Folia, no Centro, bloco Prá Comer tem que chupar, às 19h, com concentração na Av. Rui Barbosa e, no sábado, tem o esperado desfile da Sinfônica Ambulante que chega ao seu quinto Carnaval. Serão 75 integrantes e mais 30 pernas de pau. A concentração começa às 14h na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, e o bloco sai às 16h rumo ao Campo de São Bento.
Publicidade
Presidente da Neltur, José Haddad considera sucesso a Festa de Momo da cidade. “Depois do Rio, o Carnaval de Niterói já se tornou o segundo maior do estado. E logo após o fim da festa, já vamos começar um planejamento de logística para o Carnaval do próximo ano”, afirmou.