Por leandro.eiro
Rio - A marca é histórica para a indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez, um carro fabricado aqui atinge nota máxima no Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, o Latin NCAP. Resultados divulgados nesta semana mostram as cinco estrelas conquistadas pelo Ford EcoSport. Outro brasileiro, o Hyundai HB20, alcançou quatro.
Ford EcoSport%3A cinco estrelas Divulgação


A excelência do SUV Ford está relacionada a proteção para adultos. Ele e o compacto ainda obtiveram três estrelas na segurança das crianças. O HB20 evoluiu no cuidado com os pequenos — no teste anterior amargou apenas uma estrela.
Publicidade
Fora a fabricação nacional, dois importados também alcançaram as cinco estrelas na proteção para adultos. O recém-lançado Ford Focus e o Volkswagen Jetta foram considerados seguros pelo órgão. Um outro que gabaritou no teste foi o Chevrolet Malibu, cuja nova geração ainda não desembarcou no Brasil.
Jetta%3A importado também obteve nota máximaDivulgação


Estes novos resultados conferem desenvolvimento da nossa indústria, mas mostra que os veículos seguros estão concentrados nos modelos de maior valor. Vale lembrar que na bateria anterior de testes, foi vergonhoso ver o Chevrolet Agile e o Renault Clio não conquistarem nenhuma estrela, ainda que as versões avaliadas não continham airbag duplo — deveriam ser testados novamente, desta vez com a bolsa inflável.

O Latin NCAP realiza os testes de colisão frontal dos automóveis cedidos pelas fabricantes ou doados por patrocinadores. A batida é feita a 64 km/h contra uma barreira deformável e descentralizada, que se choca com 40% da parte frontal do carro. Sensores instalados nos bonecos, conhecidos como dummies, avaliam os efeitos do choque.

Hyundai HB20%3A evoluiu na proteção para criançasDivulgação