Volkswagen aposta alto com o Up!

Modelo de entrada tem a missão de substituir o Gol, líder há 25 anos. Veja as novas versões

Por O Dia

Rio - O segmento de veículos compactos no Brasil ganhará novo representante. Será o Volkswagen up! — sim, a grafia correta é com inicial minúscula mesmo —, que chegará para ocupar o espaço deixado pelo Gol Geração IV. O lançamento oficial do pequeno ocorrerá apenas na semana que vem, mas a marca alemã resolveu realizar pré-apresentação para publicações especializadas em automóveis.

As versões topo de linha%2C como o Red up!%2C vem completasDivulgação


Com fabricação em Taubaté, interior de São Paulo, o up! tem assinatura do designer brasileiro Marco Pavone, que atualmente trabalha na Volkswagen da Alemanha. Ainda sem preço definido, o compacto será vendido em seis diferentes versões. A de entrada é a take up!, enquanto que a intermediária é a move up! e as topo de linha são a high up!, black up!, white up! e red up! — são 46 opções de acabamento, cores e rodas.

De dimensões compactas, o up! mede 3,60 metros de comprimento, tem 1,64 m de largura e 1,50 m de altura — o entre-eixos é de 2,42 m. Assim, tem tamanho bem próximo ao Gol. O up! só é mais curto 30 cm, tem 1 cm a menos na largura e é apenas 4 cm menor no entre-eixos. Por outro lado, é 3 cm mais alto do que o ‘irmão’ mais velho.

Montado sobre a plataforma PQ12, com construção feita em aço de ultra-alta e de alta resistência, o up!, em todas as versões, é equipado com apenas o motor três cilindros EA211 de 1.0 litro, flex, de 82 cv de potência máxima — a mesma do Fox BlueMotion. Todas as versões também contam com câmbio manual de cinco velocidades.

Painel cinza%2C computador de bordo e marcador de temperatura externas são itens que compõem o Move up!Divulgação


Versões

O up! será oferecido em seis diferentes versões. A opção de entrada é a take up!. Tem acabamento nas cores preta e cinza, banco do motorista com regulagem de altura, rodas 13 polegadas, airbag duplo, freios com ABS e EBD, abertura elétrica do porta-malas e retrovisores externos manuais, entre outros. Entre os opcionais, direção elétrica, rodas aro 14, ar e vidros e travas elétricas, entre outros.

Outra versão do novo compacto da VW é a batizada de move up!. Esta tem os mesmos equipamentos da opção take up!, mas agrega também computador de bordo, indicador de temperatura externa e painel na cor cinza, entre outros equipamentos.

Opcionalmente, a move up! pode receber bancos em couro sintético, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos com repetidores de direção, chave canivete, direção elétrica com coluna regulável, faróis e lanterna de neblina, rádio/CD player e sensor de estacionamento, entre outros.

Já a versão high up! tem mesmo conteúdo da move up!, mais direção elétrica com coluna regulável, alarme, sensor de estacionamento, luzes de leitura dianteiras, chave canivete, faróis com máscara negra, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 e vidros e travas elétricas, entre outros. Opcionalmente, bancos em couro, ar e rádio/CD player, entre outros.

Já as versões black up!, white up! e red up! têm os mesmos itens da high up!, mais volante e alavanca de freio de mão em couro, ar, bancos em couro com a palavra ‘up!’ bordada, rodas de liga leve aro 15, rádio/CD player, entre outros. Entre os opcionais, estas três versões têm bancos em couro e preparação para sistema de navegação ‘maps&more’.

As versões black up! (foto)%2C white up! e red up! são as topos do compactoDivulgação


Últimas de _legado_Automania