Gramado (RS) - A VW deu, em Gramado, RS, a tacada da década. Não é para menos que o presidente da marca, Thomas Schmall, prenunciou, em frente ao recém-lançado VW up!, em Frankfurt, dois anos atrás: “Este é o nosso novo Fusca”, referindo-se ao modelo de entrada que já conquistou diversos prêmios e conseguiu ganhar cinco estrelas no crash-test do Latin NCap, apesar da carroceria pequena. Mais seguro do que qualquer outro, o up! pode ser ainda o carro mais econômico da categoria, com o novo motor de três cilindros flex, fundido em alumínio.

Eficiente, já foi experimentado por nós no Fox BlueMotion. O up!, em bom Inglês âp, nasce um pouco diferente no Brasil. Ele é mais comprido e tem tanque com capacidade de 50 litros, dada a característica calorífica do etanol. É feito para cinco ocupantes, enquanto que na Europa leva quatro. As janelas traseiras, lá basculantes, aqui são retráteis. Enfim, adaptações ao gosto do brasileiro. Resta saber se as mudanças vão comprometer as performances.
O up! vai disputar um mercado extremamente forte, o dos carros de entrada, mas traz no projeto moderno muitos trunfos para ganhar a briga. Os demais não são mais tão atuais assim, nem tão econômicos assim. Logo mais vão aparecer na próxima curva o novo Ka, veículo mundial da Ford, com a conectividade ao limite e um novo Fiat compacto, com jeito de novo Palio encurtado. No meio deles, chineses diluídos pelo pós-venda ruim.

Mas o up! tem , além das virtudes, cartas na manga. Um turbo fará de seu pequeno motor 1.0 ser viável até para o Golf e equipamento do futuro SUV compacto Taigun, feito sobre o up!.
Meu test-drive de Gramado terminará no Rio de Janeiro e será o primeiro de longa duração feito no pequeno up! no Brasil. Semana que vem eu conto a aventura.
Preços:
Take Up! duas portas - R$ 26.900
Take Up! quatro portas - R$ 28.900
Move Up! duas portas - R$ 28.300
Move Up! quatro portas - R$ 30.300
High Up! - R$ 34.990 (apenas quatro portas)
Black Up!, Red Up!, White Up! - R$ 39.390 (apenas quatro portas)
