Por leandro.eiro
Publicado 03/07/2014 19:24

Rio - Eis que a marca do bode montanhês completa 100 anos de existência. Era dia primeiro de julho de 1914 quando os irmãos John e Horace Dodge decidiram fundar a Dodge, marca que se tornaria um dos três pilares da indústria automotiva dos Estados Unidos, ao lado da Ford e Chevrolet. E, em novembro daquele mesmo ano, estreou o Dodge Brothers Touring Car.

A edição comemorativa do centenário%2C o Dodge Challenger Hellcat despeja 717cv de potência nas rodas traseirasDivulgação


Com motor quatro cilindros 3.5 litros, o primeiro modelo dos irmãos Dodge trazia novidades até então nunca utilizadas. O Dodge Brothers Touring Car foi o primeiro carro a ser produzido em série com carroceria toda em aço. Não por acaso, em 1915, a marca já ocupava a terceira posição no mercado de automóveis dos Estados Unidos.

Desde então foram diversos os modelos de destaque, como os esportivos Charge, Challenger e Viper, além das picapes Dakota e Ram. Também marcou época a Caravan, lançada em 1983, como modelo 1984. A minivan foi fruto da obstinação do então presidente da Dodge, Lee A. Iacocca. Afinal, quando ele trabalhava na Ford, apresentou o projeto do carro à Henry Ford II, que o recusou.

Brothers%3A o primeiro DodgeReprodução Internet


Presença americana no Brasil

A Dodge também tem longa história no Brasil, mas pelo grupo Chyrler, que desembarcou em 1949, através da Brasmotor. Em 1967, a americana assumiu as operações da francesa Simca em solo nacional, com a aquisição da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Foi de lá que saíram os já clássicos Dart e Charger, na década de 1970, e que estiveram no mercado até 1981. Já entre 1998 e 2002, com a divisão Dodge, foi produzida a picape Dakota em Campo Largo, Paraná.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias