Postura é conforto e segurança

Saber ocupar os espaços do carro se traduz em viagens menos cansativas e arriscadas

Por O Dia

Rio - A correta posição de dirigir é fundamental para a saúde e segurança do motorista. Com o assento devidamente ajustado, as mãos ao volante estão aptas para a necessidade de manobras bruscas, como desviar de um obstáculo, além do cinto de segurança que vai proteger o condutor com mais eficácia no caso de uma batida. Nos longos deslocamentos, menores chances de dores pelo corpo e até evitar lesões mais graves na coluna. Nessa postura, os espelhos também devem estar conformes para seja possível visualizar o ambiente atrás do veículo sem necessidade de movimentos do corpo.

REGULE

Ajuste o assento para que a acomodação deixe a parte de trás dos joelhos livres, permitindo a circulação sanguínea. Assim, o banco não pode ficar tão alto. Com o encosto, a coluna deve ficar inteiramente em contato deste. Inclinações excessivas potencializam o risco do corpo deslizar sob o cinto em uma batida. Estando vertical demais também não é recomendado, pois os músculos ficam tensos, causando desconforto.

Sobre a distância do corpo para o volante e pedais, o assento deve ficar ajustado na posição que ao pisar fundo na embreagem (ou acelerador), o joelho fique levemente flexionado. Para descansar, toda a sola do pé deve ter contato com o piso.

Com os braços, aos esticá-los, os punhos devem ficar sobre o raio do volante e os cotovelos levemente dobrados. A empunhadura para dirigir corresponde a posição 9h15 dos ponteiros do relógio, condição que permite giros com rapidez. Se o equipamento tiver ajuste de profundidade e altura, deve ficar posicionado de forma que seja possível visualizar os instrumentos no painel sem precisar mover a cabeça, além de não tocar as coxas.

O apoio para a cabeça deve ter o meio de sua extensão na linha dos olhos. Deixe uma pequena folga para absorção de impacto se necessário. Por fim, o cinto deve estar alinhado com o meio do ombro e ficar justo no corpo, mas não apertado. É extremamente importante o uso correto do recurso para no caso de uma batida ele atue na proteção em conjunto com os airbags.

Últimas de _legado_Automania