Por helio.almeida
Ministro da Saúde Alexandre Padilha interditou 15 leitos no hospitalReprodução Internet

Cinco casos já foram confirmados com a superbactéria que foi constatada no Hospital Conceição, em em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A NDM-1, como é conhecida, se desenvolve em pacientes submetidos a tratamentos com antibióticos potentes, mas que não eliminam todos os microorganismos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a interdição de 15 leitos do hospital, para combater o surto. Segundo o ministro Alexandre Padilha, bactérias com o gene parecido já foram encontradas em vários países.
Publicidade
"Esta família desta bactéria foi descoberta em Nova Délhi, na Índia, e circula em vários países do mundo, como Estados Unidos e Canadá. Desde 2010 aparece na América do Sul, em países como o Paraguai e a Argentina", disse.
O organismo surgiu no Hospital Conceição em setembro do ano passado, mas só agora os casos foram divulgados. Apenas um teve infecção, e já recebeu alta. Aqueles que sobrevivem se tornam resistentes. O Grupo Hospitalar Conceição afirmou que adota práticas para o controle de infecção e que trabalha com a Anvisa no combate às bactérias resistentes.
Você pode gostar