Corpo a corpo: Otavio em campo

Admito que tenho implicância quando um partido quer lançar candidato alguém ‘que não é político

Por O Dia

Rio - Admito que tenho implicância quando um partido quer lançar candidato alguém ‘que não é político’. Bolas, se os próprios caras acham que o eleitor não quer saber de ‘políticos profissionais’ por que continuam no ramo? Mas, enfim, pura ranzinzice minha. O PSDB do Rio cismou que o técnico de vôlei Bernardinho é ‘o cara’ para disputar a vaga do Palácio Guanabara em 2014. Só que o escolhido está demorando um pouco demais da conta para topar.

Eduardo Paes respondeu somente a 93 de 289 requerimentos de informação pedidos por Cesar MaiaArte%3A O Dia

Aí, fico no pé do deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ): ‘Deputado, e o Bernardinho?’ Diz o tucano otimista: “Cresce a possibilidade de ser candidato. Ele está mais próximo de uma decisão favorável.” Insisto: “Mas e se ele disser ‘não’?” E ganho um abre de coluna de presente: “O PSDB vai ter candidato a governador nem que eu ou Luiz Paulo tenhamos que ir pro Vietnã eleitoral.” O risco de perder e ficar sem mandato, para Otavio, é parte do que chama de “dever partidário”. E pronto.

Perguntar não ofende

Quando o ex-prefeito Cesar Maia foi eleito vereador pelo DEM, todos apostavam que se dedicaria a infernizar o prefeito Eduardo Paes (PMDB), seu ex-pupilo e atual desafeto. Mas, no fim do primeiro ano de mandato, a impressão é que Cesar está mais disposto a enlouquecer do que atacar o adversário. Segundo seu gabinete, o democrata foi o campeão da Casa em ‘Requerimentos de Informação’, os RIs: 280 (272 só para o Poder Executivo). Teresa Bergher (PSDB), a ‘vice-campeã’, despachou 73 RIs. Paes, em ritmo de tô-nem-aí, só respondeu a 93 dos de Cesar.

É Natal!

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), se empolgou com a campanha de proteção aos perus no Natal e postou foto nova no Facebook. Alguém aí com coragem de sair em defesa dos peixes?

Cadê Rodrigo?

Venho, por meio desta, pedir a quem souber do paradeiro do deputado federal Rodrigo Maia (DEM) que envie um e-mail para esta coluna. Sigilo garantido. O homem não me atende mais, não manda notícia...

Uma pergunta

O cara que é filiado ao PT é petista; ao PMDB, peemedebista; ao PSDB, tucano; ao DEM, democrata. E ao Pros? Alguém pode, por caridade, me dizer como é que eu chamo o cara que é do Pros?

Últimas de _legado_Brasil