Chuva deixa São Paulo em estado de atenção e afeta a circulação de trens

Maior parte da cidade está em atenção. Alagamento impede circulação de trens na linha 12 da CPTM

Por julia.sorella

São Paulo - A chuva que atinge a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira deixa as zonas sul, sudeste, centro oeste e leste em estado de atenção por conta do risco de alagamentos, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. Há pelo menos sete pontos de alagamento na cidade.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por causa de um alagamento, os trens da Linha 12-Safira não estão circulando entre Aracaré e Calmon Viana. A CPTM acionou o sitema Paese entre Aracaré e Poá.

Segundo CGE, as chuvas atingem neste momento boa parte da zona sul com forte intensidade e potencial para queda de granizo e rajadas de vento. O deslocamento do temporal é em direção a zona oeste da Grande São Paulo e capital.

Conforme os meteorologistas do CGE, na próxima hora as chuvas devem atingir outras localidades da capital e cidades vizinhas a oeste da região metropolitana, variando de intensidade.

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão. Na sexta-feira, o sol aparece e a temperatura máxima beira os 33ºC. No final da tarde, a combinação entre o calor intenso e a chegada da brisa marítima favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva. Como nos últimos dias, há potencial para chuvas fortes, raios e formação de alagamentos.

No sábado, data em que a cidade de São Paulo comemora 460 anos, o sol aparece entre nuvens e a sensação será de tempo abafado. A partir da tarde, a formação de uma área de baixa pressão contribui para o aumento da instabilidade, causando fortes pancadas de chuva.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia