Por fernanda.magalhaes

São Paulo - Um lobo-guará foi capturado na garagem de um prédio no Jardim Paineiras, em Campinas, na tarde desta quinta-feira.

O animal, que é um macho jovem com cerca de 1 ano de idade, entrou embaixo de um carro e teve que ser anestesiado para ser retirado do local.

A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e do projeto PlanetVet, que cuida de bichos apreendidos na cidade.

O lobo, que está saudável, deverá ser solto na manhã desta sexta-feira em uma área de mata no distrito de Joaquim Egídeo.

Segundo o veterinário da PlanetVet, Diogo Siqueira, o órgão recebeu a ligação de uma moradora do prédio, que fica na Rua Ministro Oscar Saraiva.

"O marido dela estava na varanda e viu o lobo-guará na portaria, tentado entrar", conta.

"Eles acionaram o portão eletrônico e o animal correu para a garagem no subsolo."

O lobo%2C que está saudável%2C deverá ser solto na manhã desta sexta-feiraDivulgação

Quando a equipe chegou ao local, o lobo estava acuado em um canto e em seguida se escondeu embaixo do carro. "Isso dificultou a passagem da rede, mas assim que o pegamos eu já o anestesiei e o trouxemos para a clínica", diz.

"Tivemos que tomar cuidado porque assustado ele pode se tornar agressivo e pode estressar e até infartar e morrer."

A captura foi bem-sucedida e o lobo-guará foi levado para a clínica, onde passou por exames e coleta de material para mapear o DNA. "Ele está bem alimentado e não tem nenhum problema. Só vamos aguardar a anestesia passar", explica.

Para o veterinário, o animal saiu de uma mata próximo à Rodovia D. Pedro onde está em construção um condomínio.

O bicho, que não atacou ninguém, pesa 24kg e tem 70cm de altura. O lobo-guará é uma espécie em risco de extinção que se alimenta de aves, roedores, raízes e frutos.

O lobo na veterináriaDivulgação


Você pode gostar