São Paulo - Um lobo-guará foi capturado na garagem de um prédio no Jardim Paineiras, em Campinas, na tarde desta quinta-feira.
O animal, que é um macho jovem com cerca de 1 ano de idade, entrou embaixo de um carro e teve que ser anestesiado para ser retirado do local.
A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e do projeto PlanetVet, que cuida de bichos apreendidos na cidade.
O lobo, que está saudável, deverá ser solto na manhã desta sexta-feira em uma área de mata no distrito de Joaquim Egídeo.
Segundo o veterinário da PlanetVet, Diogo Siqueira, o órgão recebeu a ligação de uma moradora do prédio, que fica na Rua Ministro Oscar Saraiva.
"O marido dela estava na varanda e viu o lobo-guará na portaria, tentado entrar", conta.
"Eles acionaram o portão eletrônico e o animal correu para a garagem no subsolo."

Quando a equipe chegou ao local, o lobo estava acuado em um canto e em seguida se escondeu embaixo do carro. "Isso dificultou a passagem da rede, mas assim que o pegamos eu já o anestesiei e o trouxemos para a clínica", diz.
"Tivemos que tomar cuidado porque assustado ele pode se tornar agressivo e pode estressar e até infartar e morrer."
A captura foi bem-sucedida e o lobo-guará foi levado para a clínica, onde passou por exames e coleta de material para mapear o DNA. "Ele está bem alimentado e não tem nenhum problema. Só vamos aguardar a anestesia passar", explica.
Para o veterinário, o animal saiu de uma mata próximo à Rodovia D. Pedro onde está em construção um condomínio.
O bicho, que não atacou ninguém, pesa 24kg e tem 70cm de altura. O lobo-guará é uma espécie em risco de extinção que se alimenta de aves, roedores, raízes e frutos.
