Nível do Sistema Cantareira cai a 13,8%

Trajetória de queda do nível do sistema tem levantado preocupações sobre o risco de racionamento de água

Por O Dia

São Paulo - O nível de água do Sistema Cantareira, que abastece mais da metade da região metropolitana de São Paulo, manteve a trajetória de queda e ficou abaixo do nível de 14%, segundo dados no site da Sabesp nesta sexta-feira. O nível do sistema atingiu 13,8% nesta sexta.

A trajetória de queda do nível do sistema tem levantado preocupações sobre o risco de racionamento de água, o que tem sido negado pela Sabesp e pelo governo estadual.

No fim da semana passada, o governo paulista anunciou que espera para até início de junho conclusão de obras que permitam a captação de água do fundo dos reservatórios do sistema, em um esforço para evitar racionamento de água na maior cidade do Brasil e uma das maiores da América Latina em um ano de Copa do Mundo e eleições.

São Paulo também pretende interligar a bacia do rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, mas a proposta tem gerado polêmica diante da resistência do governo do Rio de Janeiro, estado abastecido pelo Paraíba do Sul. A Sabesp já tinha lançado, em 1º de fevereiro, medida para incentivar a redução do consumo de água do Sistema Cantareira, com desconto de 30% para os consumidores que reduzirem o consumo em 20% em relação à média dos 12 meses anteriores.

Últimas de _legado_Brasil