Mostra no Palácio do Planalto apresenta obra de um mestre da fotografia

Emoção de três décadas de futebol congeladas pelas lentes do fotógrafo Alberto Ferreira

Por O Dia

Brasília - A emoção de três décadas de futebol congeladas pelas lentes do fotógrafo Alberto Ferreira compõe o cenário do Palácio do Planalto, em Brasília, durante a Copa do Mundo. Com a fachada iluminada nas cores verde e amarela, a sede do governo federal abriu espaço para a exposição, com o objetivo de resgatar no brasileiro e nos turistas que visitarão a capital durante os meses de junho e de julho a paixão pelo futebol – uma das marcas culturais do país.

A mosta apresenta algumas das principais cenas esportivas do acervo do fotógrafo, que fica no Rio. Entre as fotos está “Bicicleta de Pelé”, que registra o salto do atleta para atingir a bola e é a foto brasileira mais reproduzida no mundo.

As fotos expostas no Palácio são registros de momentos do futebol brasileiro. Mostra visa a resgatar amor pelo esporte%2C uma marca do Brasil Divulgação

O curador Paulo Kassab Júnior, da Galeria Lume, de São Paulo, garante que nenhum fotógrafo jamais conseguiu repetir a fotografia de uma bicicleta com tamanha perfeição. “E essa foto foi feita em uma época em que a câmera era totalmente mecânica”, comenta .

A imagem faz parte do acervo do Maison Européenne de la Photographie, em Paris, na França, e coloca Alberto Ferreira entre os 28 maiores fotógrafos do século passado, com Robert Doisneau e Pierre Verger.

Carlos Ferreira, filho de Alberto, conta que o objetivo é aproveitar o momento e divulgar a obra do fotógrafo. “A obra de Alberto Ferreira é mais conhecida no exterior que no Brasil. As pessoas até conhecem a foto, mas não sabem quem é o autor”, diz Carlos, também fotógrafo.

‘Bicicleta de Pelé’%2C incluída na exposição%2C é a foto mais reproduzidaAlberto Ferreira

Outra imagem eternizada por Ferreira e que está na mostra é “O Rei se Curva ante a Dor que o Brasil Todo Sentiu”, prêmio Esso de fotografia e registra o momento em que uma contusão afasta Pelé da Copa do Mundo do Mundo do Chile, em 1962.

Promovida pelos jornais Brasil Econômico e O DIA, a exposição fica aberta durante a Copa. Segundo Antonieta Pereira Silva, relações públicas do Palácio do Planalto, cerca de 700 turistas passarão diariamente pelo local. O acervo de Ferreira pode ser visto também em www.albertoferreira.art.br.

Últimas de _legado_Brasil