Em nova pesquisa, Dilma mantém liderança no Ibope

Presidenta tem 39%, Aécio, 23% e Campos, 10%. Aprovação do governo cai de 36% a 31%

Por O Dia

Rio - A pouco mais de três meses das eleições, a presidenta Dilma Rousseff (PT) mantém a liderança na corrida ao Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, ela tem 39% das intenções de votos, enquanto Aécio Neves (PSDB) aparece com 21% e Eduardo Campos (PSB), fica com 10%. O quarto na disputa presidencial, Pastor Everaldo, do PSC, tem 3%.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais e menos, o levantamento não garante a realização de segundo turno, já que a soma da intenção de votos dos dez oponentes da petista é de 40%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Ibope incluiu no levantamento estimulado os nomes de Magno Malta (PR), Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL). As intenções de voto nos sete somam 6%.

Na última sexta-feira, dia em que a pesquisa era realizada, o Psol anunciou que o senador Randolfe Rodrigues desistiu de concorrer à Presidência pelo partido. A ex-deputada federal Luciana Genro (RS) vai substituir Randolfe na disputa.

A mesma pesquisa indicou que a aprovação do governo Dilma caiu de 36% para 31%. Segundo o Ibope, 31% consideraram a gestão de Dilma de ótima a boa, 33% ruim ou péssima.

Entre os três primeiros candidatos, Dilma aparece com o maior índice de rejeição: 43%, que disseram que nâo votariam nela “de jeito nenhum”. Aécio e Campos têm praticamente os mesmos percentuais de rejeição, 32% e 33%, respectivamente.

Foram ouvidos 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.

Últimas de _legado_Brasil