Mais Lidas

Rio Grande do Sul já tem 149 municípios atingidos pela chuva

Defesa Civil contabiliza 17.070 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes e amigos, e 1.321 em abrigos públicos

Por tamara.coimbra

Rio Grande do Sul - Chega a 149 o número de municípios afetados pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 126 estão em estado de emergência. Iraí e Barra do Guarita decretaram estado de calamidade pública. Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quarta-feira, 18.391 pessoas ainda estão fora de casa. Nesta terça, eram 20.436. No Norte do estado, uma das regiões mais afetadas, os moradores estão começando a voltar para as residências.

A Defesa Civil contabiliza 17.070 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes e amigos, e 1.321 em abrigos públicos. Os temporais causaram duas mortes: de José Lindomar da Silva, em Jacutinga, e Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre. Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida em Arroio do Tigre, onde os bombeiros fazem buscas.

Em Itaqui%2C fronteira oeste gaúcha%2C o Rio Uruguai atingiu 13%2C15 metros%2C provocando transbordamentoAE

Segundo o governador Tarso Genro, serão liberados R$ 8 milhões para as ações emergenciais. Ele visitou nesta terça-feira a região de Uruguaiana, uma das mais prejudicadas pelo mau tempo. Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na fronteira Oeste, têm 17.728 moradores fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai.

Até terça, o governo estadual, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, repassou aos municípios atingidos pela chuva intensa e pelas cheias do Rio Uruguai e afluentes mais de R$ 1 milhão em materiais de assistência humanitária, como kits de higiene pessoal, de limpeza, dormitório e cestas básicas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão do tempo no estado até sábado é parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia