Goiás - A PolÃcia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Caverna de Platão para tentar desarticular duas organizações envolvidas em fraudes contra o INSS e o Sistema Financeiro Nacional. A PF informou que já impediu o prejuÃzo de R$ 14 milhões aos cofres públicos, decorrente de uma das fraudes bancárias praticadas pelo grupo investigado.
As ações da PolÃcia Federal ocorreram nas cidades de Abadiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goianápolis, Marzagão, Nerópolis e Trindade, todas em Goiás. A operação também foi feita em BrasÃlia (DF) e Arapoema (TO). De acordo com a PF, as investigações tiveram inÃcio há cerca de um ano e apurava o desvio mensal e contÃnuo de valores da Previdência Social pela concessão irregular de benefÃcios de Amparo Social ao Idoso (Loas).
No perÃodo, em todo território nacional, foram concedidos 530 benefÃcios Loas, dentre os quais se encontram ativos 201 benefÃcios em Goiás e 369 benefÃcios em todo o paÃs que causaram um prejuÃzo atual para os cofres da Previdência Social de R$ 7,5 milhões, atualizados até agosto 2014. O prosseguimento das investigações possibilitou a identificação de outro grupo organizado que, com a participação do Cartório Extrajudicial, em Goiás, atuava em sucessivas fraudes bancárias.