Agências bancárias não irão funcionar no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro

Além dos bancos, Shopping Centers e as instituições públicas funcionarão em horários especiais no fim de ano

Por O Dia

Rio - As agências bancárias vão fechar nesta quarta feira, assim como no dia 1º de janeiro, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nesta terça feira, os bancos abrem normalmente e farão todas as operações bancárias disponíveis ao público. Será o último dia útil do ano nas instituições financeiras. Nesta quarta-feira, os bancos fecharão para realizar operações internas e balanços, sem expediente ao público nas agências.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos porque só têm até hoje para comprovação de vida e renovação da senha na rede bancária. A falta de renovação pode levar à interrupção do pagamento do benefício, até que a situação seja regularizada.

Shopping Centers

Os centros comerciais abrirão às 10h e encerrarão o expediente às 16h no dia 31. Já no dia 1º, a maioria dos shoppings vão ficar apenas com as praças de alimentação abertas de maneira facultativa e o cinema funcionando de acordo com o horário dos filmes em cartaz.

Órgãos públicos

O Governo do Estado decretou ponto facultativo no dia 31 de dezembro e 2 de janeiro e, no dia 1º, não haverá expediente. O governo informou, em nota, que haverá horário normal de funcionamento "para as atividades que não possam ser suspensas por motivos de interesse público ou por exigências técnicas".

Correios?

As agências dos correios funcionarão das 9h até as 17h no dia 31, com excessão das agências Aeroporto Tom Jobim, Aeroporto Santos Dumont, Barra Shopping, Iguatemi, Nova América, Recreio dos Bandeirantes, Rodoviária Novo Rio, Tanque e West Shopping, que fecharão às 12h. No dia 1º, não haverá expediente.

Rua da Alfândega?

Segundo a Sociedade de Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), haverá funcionamento das 9h até as 15h das lojas da região e, no dia 1º de janeiro, o comércio do local ficará fechado.

Com informações da Agência Brasil

Últimas de _legado_Brasil