Por tamara.coimbra

Rio - A pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira no jornal Folha de S.Paulo revela que 87% dos entrevistados são a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Entre os favoráveis, 74% dizem que a redução deveria servir para qualquer crime. Já 26% acham que a redução deve valer apenas para determinados delitos. A pesquisa foi realizada na semana passada.

PM prende adolescente em tentativa de assaltoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Entre os entrevistas 11% são contrários à mudança, 1% indiferentes, e 1% não souberam responder. Para 45%, 16 e 17 anos são a idade mínima para uma pessoa ir para a cadeia.

Saiba mais:

Dilma Rousseff se posiciona contra a redução da maioridade penal

Maioridade penal ainda será muito debatida antes de votação ser concluída

Ministro do STF diz que redução da maioridade não deve ser vista como esperança

Já 28% acham que a idade mínima é entre 13 e 15 anos. E 12% apontam de 18 a 21 anos. Outros 11% citam até 12 anos.

A maior aprovação sobre a proposta de redução da maioridade penal está nas regiões Centro-Oeste (93%) e Norte (91%), enquanto o grande número das pessoas que rejeitaram são as pessoas que têm ensino superior (23%) e os que têm renda de mais de dez salários mínimos (25%).

O Datafolha informou que este resultado é o mair percentual já registrado desde a primeira pesquisa feita sobre o tema, em 2003, e também em um segundo levantamento em 2006, quando 84% foram a favor da redução da idade.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Você pode gostar