Ancine destina R$ 5 milhões a filmes brasileiros premiados em festivais

Ganhadores deverão destinar o valor do prêmio à produção de outras obras dos gêneros ficção, animação ou documentário

Por O Dia

Rio - Produtores de dez filmes brasileiros premiados em festivais nacionais e internacionais receberão recursos do programa Brasil de Todas as Telas, pelo êxito alcançado nesses eventos. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) divulgaram nesta sexta-feira o resultado final da chamada pública Prodav 07/2014, referente à linha do Brasil de Todas as Telas voltada para o incentivo à qualidade do cinema brasileiro. Ao todo, foram destinados R$ 5 milhões às oito empresas produtoras dos filmes.

Sala de cinema tem 289 lugares e está sempre lotada. Em cartaz%2C apenas filmes fora do circuito blockbusterDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

De acordo com as regras do programa da Ancine, os ganhadores deverão destinar o valor do prêmio à produção de outras obras audiovisuais dos gêneros ficção, animação ou documentário. A linha, que hoje recebe recursos do FSA, sucede o antigo Programa Ancine de Incentivo à Qualidade (Paq), que de 2006 a 2013 premiou 57 obras de longa-metragem por seu desempenho em festivais de cinema.

Para o diretor presidente da Ancine, Manoel Rangel, “a linha reflete a compreensão, por parte da agência, da importância de se valorizar a qualidade técnica e artística da produção cinematográfica nacional para além de parâmetros meramente comerciais, o que pode ser atestado pela participação e premiação em mostras e festivais".

Últimas de _legado_Brasil