Por felipe.martins

Rio - Além da série de debates que O DIA promoverá a partir desta quarta-feira, 17, a redução da maioridade penal é tema do ‘Festival Amanhecer, Redução não é a Solução’, hoje na Praça XV, a partir das 10h. Segundo os organizadores, mais de 100 atrações se dividirão em cinco palcos e 14 horas de música, cinema, dança, teatro, grafite, poesia, oficinas e rodas de conversa.

Para Daniela Orofino, 22, ser contra a redução não é ser a favor da impunidade em delitos cometidos por menores de idade, mas sim lutar pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, da forma que ele foi originalmente pensado.

Movimento reuniu milhares de jovens em praças brasileiras em abrilDivulgação

“O Estatuto prevê até nove anos de pena”, aponta Daniela. “O ECA não é brando com o infrator, ele prevê que os jovens tenham orientação e educação, possam fazer cursos, serem ressocializados. Hoje isso não ocorre nas instituições existentes.”

O movimento ‘Amanhecer, Redução não é a solução’ ganhou apoio de famosos como Chico Buarque, que, em depoimento para na página do grupo no Facebook, afirmou que: “O ódio já se manifestou. Agora é a vez da cultura dizer que é contra a redução da maioridade penal.”


Você pode gostar