Estudante brasileiro premiado com voo espacial passa por treinamentos

Em 2013, Pedro Nehme ganhou o concurso realizado por uma empresa de aviação holandesa e garantiu lugar na nave

Por O Dia

Brasília - O estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Nehme, de 23 anos, será o primeiro civil brasileiro a realizar o sonho de muitas pessoas. Em 2013, Pedro ganhou o concurso realizado por uma empresa de aviação holandesa e garantiu lugar na nave que voará de 45 a 60 minutos à 103 quilômetros de altitude, ficando cinco a seis minutos na gravidade zero.

O voo suborbital será na nave Lynx Mark II, da empresa XCOR Aeroespace. Os testes com o veículo começam no segundo semestre e a previsão é que a viagem ocorra ainda este ano. "Receber a notícia foi uma experiência diferente, quase assustadora. Eu vou ver a Terra azul, de fora, com o céu todo preto", afirmou o jovem.

Estudante brasileiro premiado com voo espacial passa por treinamentosDivulgação

A preparação oficial de Pedro foi em março de 2015. “O treinamento é focado no perfil do voo, então eu estou sendo submetido às mesmas acelerações do voo espacial para sentir na prática como vai ser”, explica. O treinamento para ir ao espaço é dividido em duas etapas. A primeira consiste em práticas de hipergravidade, que submetem a pessoa a gravidades altas. A última experiência do estudante nesse tipo de treinamento foi com a Força Aérea Brasileira (FAB), a bordo do avião de caça F-5 EM, do Esquadrão Pampa, na terça-feira (16).

O estudante passou por dois dias de treinamento na centrífuga para que o estudante aprendesse a reconhecer as forças a que será submetido. Para a segunda etapa do treinamento, de microgravidade, Pedro vai para Moscou. Todo o treinamento está sendo financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Como contrapartida, Nehme levará um experimento da AEB para o espaço.

Últimas de _legado_Brasil