IBGE divulga novos mapas políticos de 14 unidades da Federação

Quatro estados apresentam mudança em número de municípios, em relação à última série de mapas de 2010

Por O Dia

Rio - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta segunda-feira novos mapas políticos de 14 unidades da Federação. No segundo semestre, serão divulgados os mapas dos 13 estados restantes. Quatro estados apresentam mudança em número de municípios, em relação à última série de mapas, divulgada em 2010, pois o Brasil ganhou cinco municípios em 2013, totalizando 5.570 unidades.

Santa Catarina ganhou dois novos municípios: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Outros três municípios surgiram em diferentes estados: Mojuí dos Campos (Pará), Pinto Bandeira (Rio Grande do Sul) e Paraíso das Águas (Mato Grosso do Sul).

“Esses mapas são chamados mapas murais, grandes, normalmente colocados em paredes. Eles dão uma visão global de todo o estado, com os nomes dos rios, dos municípios, os povoados mais representativos e as todas as vias de acesso, como as rodovias e estradas de ferro. Isso é importante para os gestores públicos nos estados, porque isso dá uma visão global do território”, disse o pesquisador do IBGE Marcelo Maranhão.

Os mapas estão disponíveis no site do IBGE, em formato PDF. Os mapas dos 26 estados têm escala de 1:1.000.000, ou seja, um centímetro representa dez quilômetros. Já o mapa do Distrito Federal foi feito na escala de 1:100.000 (em que um centímetro representa um quilômetro).

Últimas de _legado_Brasil