Grupo espalha mensagens nas ruas contra o machismo

'Deixa ela em paz' já chegou no Rio de Janeiro, Recife e Caruaru. Página no Facebook já tem quase 11 mil curtidas

Por O Dia

Rio - O assédio nas ruas e a posição inferior no ambiente de trabalho são problemas que as mulheres ainda enfrentam em pleno século 21. Para conscientizar as pessoas sobre essas questões e alertá-las contra o machismo, um grupo feminista criou a ação "Deixa ela em paz". Na campanha, as participantes colam cartazes, com mensagem igual ao nome da campanha, pelas ruas do Rio de Janeiro, de Recife e Caruaru. Criado há menos de um mês, o projeto já teve quase 11 mil curtidas na página do Facebook.

Movimento espalha mensagens contra o machismo em RecifeReprodução Facebook

Um dos principais objetivos da iniciativa é despertar a reflexão sobre as opressões que atingem as mulheres no cotidiano, seja no trabalho, relacionamentos ou nas ruas do país. As integrantes preferem não se identificar, alegando que "é uma ação coletiva e colaborativa, que agrega as pessoas interessadas em participar das colagens". Além disso, uma das voluntárias afirma que a ideia é mostrar às mulheres que todas são unidas.

"Muitas vezes o machismo se manifesta de formas sutis e nem sempre damos conta. É importante dar voz e ouvir essas mulheres, para mostrar que podemos nos ajudar e nos tornar mais autônomas, independentes, livres", destaca a participante.

Ação 'Deixa ela em paz' também já tomou as ruas do Rio de JaneiroReprodução Facebook

Para participar da ação é fácil: basta colar os cartazes em paredes da sua cidade ou apenas fotografá-los e divulgá-los nas redes sociais. "Também estamos reunindo os relatos de outras mulheres que tenham vivenciado uma situação de machismo. Elas podem nos enviar os depoimentos via e-mail (deixaelaempaz@gmail.com), na página do Facebook, e podem ser anônimos. Pretendemos estender a campanha em outras cidades do país", afirma uma das integrantes do grupo.

Reportagem de Gabriela Mattos

Últimas de _legado_Brasil