Incêndio destrói pelo menos 9 mil hectares da Chapada Diamantina

Fogo começou na última sexta-feira. Segundo ICMBio, incêndio atinge áreas de difícil acesso

Por O Dia

Bahia - O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, já destruíram 9 mil hectares da unidade de conservação, informou nesta terça-feira o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o órgão, o fogo atinge áreas de difícil acesso, o que complica o trabalho dos brigadistas.

Dois aviões air tractor e um grupo de brigadistas da Floresta Nacional Contendas do Sincorá, também na Bahia, deverão se juntar à equipe de campo no combate às chamas. Os focos de incêndio, nas regiões de Andaraí e Gerais dos Vieira, começaram no fim de semana.

Incêndio já destruiu 9 mil hectares da Chapada DiamantinaAgência Brasil

No último domingo, um incêndio próximo ao Vale do Capão, na região de Gerais dos Vieiras, chegou a ser controlado, mas novos focos foram identificados, obrigando as equipes de combate a incêndios a permanecerem no local. De acordo com o ICMBio, nesta terça-feira, com a falta de chuva e o vento forte, o fogo se alastrou. Aviões e novas brigadas deverão reforçar os trabalhos.

Em Andaraí, o incêndio começou na última sexta-feira. Segundo o ICMBio, o fogo atinge área de difícil acesso, espalhando-se pela vegetação que fica em canais profundos entre rochas. Para o combate às chamas, é preciso o apoio de aeronaves.

Outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado domingo no município de Mucugê. A polícia investiga a possibilidade de o incêndio ser criminoso. A área continua monitorada para evitar o reaparecimento de novos focos.

Últimas de _legado_Brasil