Por marcelle.bappersi

Rio - Com o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as agências serão reabertas nesta quarta-feira. Para o retorno das atividades, foi acordado entre os previdenciários e o governo um aumento de 10,8%, que será definido até sexta-feira, será assinado nesta terça-feira.

O governo propôs aos servidores um aumento salarial de 10,8%. Uma parte do aumento será paga em agosto do ano que vem e a outra, em janeiro de 2017. Na última sexta-feira (25), a situação já estava definida em AC, AL, AM, AP, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PI, SE e SP. Os estados CE, MS e SC já deram fim à greve.

A paralisação, que completa nesta segunda-feira 84 dias, deixou cerca de 15 milhões de pessoas sem atendimento neste período. O acordo feito entre o governo e as entidades sindicais também prevê que o dinheiro descontado em folha de pagamento pelos dias não trabalhados será reposto, desde que os servidores cumpram jornadas extras.

Os funcionários exigiam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, jornada de 30 horas semanais para todos os funcionários, melhores condições de trabalho e realização de concursos públicos para aumentar o efetivo.

Você pode gostar