Vale promete realocar famílias desabrigadas na tragédia de Mariana

Vítimas vão para casas alugadas até o Natal

Por O Dia

Rio e Belo Horizonte - A Vale, uma das controladoras da mineradora Samarco, anunciou nesta sexta-feira que todas as famílias desabrigadas após o acidente em Mariana (MG) estarão em casas alugadas até o Natal. O rompimento da barragem de Fundão completa hoje um mês com parte das famílias ainda hospedadas em hotéis.

“Esperamos que até o Natal todas as pessoas estejam vivendo em casas permanentes, deixando os hotéis onde estão hoje”, disse o diretor financeiro da empresa, Luciano Siani. A Vale divide o controle da Samarco com a BHP Billinton.

Hoje faz um mês que a barragem da Samarco rompeu em MarianaEfe

Segundo ele, esta semana 20 famílias já foram transferidas pela Samarco para casas alugadas. O executivo não informou, porém, quantas famílias ainda esperam novas residências.Os desabrigados estão recebendo da Samarco um salário mínimo mais 20% para cada dependente, além de uma cesta básica.

Em audiência realizada em Mariana, no início desta semana, o Ministério Público determinou que a companhia apresente um plano de reconstrução dos vilarejos atingidos.“Estamos fazendo o máximo que podemos, mas a área onde as pessoas moravam não pode ser limpa rapidamente”, disse o diretor Siani. 


Últimas de _legado_Brasil