Por luis.araujo
Brasília - Após um dia de muita ansiedade, os candidatos puderam finalmente saber as notas que alcançaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o esperado resultado somente no fim da tarde desta sexta-feira. Na internet, os memes sobre a expectativa dos estudantes ganharam as redes sociais.
Ao todo, 5,7 milhões de candidatos fizeram as provas. Para acessar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.
Publicidade
Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
A partir de segunda-feira, as notas do Enem já poderão ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu ficarão abertas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
Publicidade
Os estudantes interessados em candidatar-se ao Sisu podem consultar a oferta de vagas, com a distribuição por cursos e instituições, na página sisu.mec.gov.br. Posteriormente, as notas também poderão ser usadas para matrículas em instituições privadas e na seleção do Fies e ProUni.