Fies: inscrições para 1.337 faculdades acabam nesta sexta-feira

Programa oferece 250.279 vagas em universidades particulares de todo o país

Por O Dia

Rio - No penúltimo dia de inscrição, o número de candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegou a 402.047, segundo balanço divulgado no começo da noite de segunda pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram terça-feira e terminam hoje. 

O Fies oferece 250.279 financiamentos em 25.323 cursos de 1.337 instituições privadas de ensino superior. De acordo com o MEC, 63% das vagas são em áreas consideradas prioritárias pelo governo, como formação de professores, de engenheiros e de profissionais da área de saúde. As inscrições são feitas no site do Fies.

Alunos que fizeram mais de 450 pontos no Enem podem disputar FiesDivulgação

O programa oferece financiamento de cursos em faculdades particulares a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. Há opção de financiamento parcial ou completo da mensalidade, de acordo com o perfil econômico dos candidatos. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
Pode se inscrever no processo seletivo do Fies todos estudantes que somaram mais de 450 pontos nas provas do Enem. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200)

O processo seletivo do Fies terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas. O resultado será divulgado no dia 1º de fevereiro.

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiverem obtido a maior média.

RENOVAÇÂO

Os estudantes que já têm o Fies poderão renovar os contratos a partir de 8 de fevereiro. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante garantiu que todos os contratos serão aditados. “Todos terão o aditamento garantido e poderão fazer a renovação com bastante tranquilidade”, dise o ministro. 

Últimas de _legado_Brasil