Chuva provoca queda de ponte e de barreira em Minas Gerais

Estado também sofre com inundações em municípios durante este mês. Maior índice pluviométrico foi de 114 mm

Por O Dia

Minas Gerais - As fortes chuvas que atingem Minas Gerais neste mês têm provocado alterações nas estradas que cortam o Estado e inundações nos municípios. De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, neste sábado, uma estrada vicinal de Conceição do Formoso, distrito de Santos Dumont, na Zona da Mata, está em situação precária, com difícil acesso, devido a queda de uma ponte.

Na BR-040, uma queda de barreira, na altura de Barbacena, no Campo das Vertentes, bloqueia meia pista no KM 727. Ainda, na MG-126, em São João Nepomuceno, na Zona da Mata, entre Rio Novo, o desvio está sendo feito pelo município de Bicas.

Na MG-133, entre as cidades de Ubá e Coronel Pacheco, na mesma região, há duas interdições: Rio Pomba e Tabuleiro. Também há bloqueio de meia pista em vários pontos no município de Piau.

Também, na MG-448, entre Santa Bárbara do Tugúrio e Barbacena, o desvio é feito por Juiz de Fora ou por Conselheiro Lafaiete, Divinésia e Senador Firmino.

Inundações

Em Tabuleiro, na Zona da Mata, devido às intensas e contínuas chuvas com índice pluviométrico de aproximadamente 114 mm (dias 27 para 28 de janeiro) na região, provocou a cheia dos Rios Piau, Formoso e Pomba, que transbordaram afetando diversas residências, quedas de barreiras, solapamento de cabeceiras de pontes sendo necessário interdição de rodovias. O coordenador municipal da cidade de Tabuleiro relatou que as áreas mais afetadas são as comunidades ribeirinhas e a área rural.

Devido a cheia do rio Formoso a captação de água potável foi interrompida temporariamente até que o nível do rio se normalize para fazer reparos na bomba de sucção. 

O prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio comunicou que devido as intensas chuvas torrenciais, ocorrida na madrugada do dia 28 de janeiro, por volta das 2h horas da manhã, o rio Pomba transbordou e ocasionou inundações em parte do município. Segundo informações do executivo local, a área rural foi a mais afetada tendo em vista que diversas pessoas ficaram ilhadas devido a queda de pontes e barreiras.

Já em Santos Dumont, a chuva provocou a cheia do Rio Formoso, que transbordou e inundou várias residências. A principal ponte que liga ao distrito de Conceição do Formoso caiu, ficando sem acesso com a sede municipal. 

O rio Pomba transbordou em Mercês, entrando água em várias casas, deixando também estradas vicinais danificadas. Não há, até o momento, pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em Piau, foram constatados alagamento em várias residências, principalmente no bairro dos Paivas e comunidade da Ponte. 

Previsão do tempo

O dia terá céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em áreas do Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas. Nas demais mesorregiões, o tempo terá nebulosidade variável.

Fonte: IG

Últimas de _legado_Brasil