Por bferreira

Rio - O edital para o concurso da Polícia Militar deve sair em julho, mas os candidatos que ainda não começaram a estudar devem iniciar a preparação desde já. É recomendado tomar como base as provas antigas, pois o edital não deve apresentar grandes mudanças. Além disso, os candidatos devem investir também na preparação para o exame físico, que teve alto índice de reprovação no último concurso. Saiba mais.

Por Claudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Ouvi dizer que vai sair o edital para o concurso da PM-RJ em julho. Meu sonho, desde criança, é ser policial militar. Como nunca estudei para concursos, gostaria de saber como posso me preparar. Começo a estudar agora ou apenas quando o edital sair?”

Adélio, São Gonçalo

Olá, Adélio. Sempre falamos que o único servidor vocacionado é o da área de segurança. Você percebe que muitos meninos, principalmente, manifestam desde pequenos o desejo de ser policial. Essa é a hora de começar a sua preparação. O concurso deve sair em julho, conforme noticiou O DIA. Até lá, você terá tempo suficiente para garantir uma base.

O ideal é sempre se basear no último edital e, como o anterior trouxe diversas novidades em relação às disciplinas, o que surgirá posteriormente deve ser apenas atualização. Não acreditamos numa mudança brusca de conteúdo. O último concurso da Polícia Militar teve sucesso, pois as matérias que entraram vieram para contribuir com a formação de um servidor de alta qualidade. Entre os conteúdos novos, houve a inserção de Direitos Humanos, História do Rio de Janeiro, Sociologia e Geografia do Rio de Janeiro. A vantagem é que no último edital da PM existe referência bibliográfica, ou seja, livros que a banca indica como referência para cada uma dessas disciplinas.

Então, embarque no seu desejo de ser policial e comece a estudar pelo edital anterior. É importante que você também inicie a preparação física desde já, pois no último concurso muitos candidatos foram reprovados no teste físico. E mais um detalhe: muitos candidatos acabam negligenciando a redação, que é uma etapa que pode jogar a sua nota para cima ou para baixo. Por isso, treine seu texto. Bons estudos.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar