Sucesso nos negócios: Ajuda dos sócios

Para abrir um negócio, é preciso mais que apenas uma boa ideia

Por O Dia

Rio - Para abrir um negócio, é preciso mais que apenas uma boa ideia. Por isso, quando o empreendedor não tem recursos suficientes para investir, pode ser uma boa ideia convidar pessoas de confiança e que compartilhem os mesmos valores para formar uma sociedade. Isso pode ser vantajoso tanto financeiramente quanto nas questões administrativas, já que o empreendedor poderia dividir as tarefas. Saiba mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Sou formada em Educação Física e gostaria de abrir uma academia, mas tenho poucos recursos. Pensei em convidar amigos para serem sócios e me ajudarem na administração e com o dinheiro que falta. É uma boa ideia?”

Tatiana, Flamengo

Como você não tem recursos suficientes, optar por sócios que complementem o capital pode ser uma alternativa interessante. Isso pode ser vantajoso tanto no aspecto financeiro, quanto na administração, pois os sócios podem lhe ajudar a dividir decisões e também pensar em soluções para a empresa.

No entanto, é importante que haja grande afinidade e que os sócios tenham os mesmos valores e entusiasmo que você. Também é necessário que sejam de confiança e, de preferência, supram as deficiências que você possa ter. Outro cuidado é definir claramente a divisão de responsabilidades e tarefas, de acordo com a experiência e disponibilidade de cada um. É fundamental que no contrato social fiquem especificadas as obrigações e os benefícios de cada sócio e o capital social da empresa. Também deve ficar definido previamente o procedimento a ser adotado em caso de término da parceria.

Acesse o Mundo Sebrae (www.mundosebrae.com.br), onde você encontrará blogs com textos que abordam a escolha do sócio.

Mas atenção: antes de escolher o sócio, o ideal é verificar se o negócio é viável. Para isso, é necessário fazer um Plano de Negócios. No nosso site, você encontra informações sobre como elaborá-lo e também uma publicação que mostra aspectos importantes na montagem de uma academia de ginástica (https://goo.gl/HryMj). Também podemos ajudá-la por meio de consultorias. Qualquer dúvida, ligue para 0800-570-0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia