Sucesso na carreira: Aprenda com a 'bronca'

Veja abaixo como agir nesses momentos

Por O Dia

Rio - Ter uma postura aberta para as críticas do chefe contribui tanto para o aprendizado quanto para o crescimento profissional. Por outro lado, a “bronca”, ou feedback negativo, pode acabar tirando o seu equilíbrio e te deixar em uma situação difícil. Neste caso, pode ser melhor adiar a conversa para outro dia, antes de dizer coisas das quais pode se arrepender mais tarde. Veja abaixo como agir nesses momentos.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gosto de receber elogios do meu chefe, mas costumo reagir mal quando recebo críticas. Como melhorar esse comportamento?”

Rafael, Nova Iguaçu

Olá, Rafael! Geralmente, receber uma “bronca” ou feedback negativo é difícil. Temos duas situações possíveis: reconhecer ou não que o gestor tem razão. Se ele estiver certo, é preciso agradecer e dizer que vai melhorar.

Além disso, esse pode ser um bom momento para pedir ajuda e expor o que está atrapalhando o seu resultado, tal como falta de equipamento, tempo ou informação. E quando sentir que há abertura, volte a conversar com o gestor para saber se o problema foi sanado. Mas se você discorda dele, o grande desafio é conter a impulsividade e não responder imediatamente.
Sugiro que procure, antes, entender o fato que gerou a bronca. A dica aqui é: se perceber que ficou abalado emocionalmente com o julgamento, “conte até dez” e não dê nenhuma justificativa imediata. Só quem tem maturidade e segurança consegue manter essa escuta e valorizar a crítica que foi feita.

Você sairá ganhando se souber agradecer a orientação, disser que vai analisar e depois marcar outra conversa. Sugiro que use esse tempo para refletir e pedir a opinião de pessoas nas quais confia. Se o gestor estiver mesmo enganado, você terá tempo para reunir dados que o ajudem a responder à crítica. Se ele estiver certo, diga isso a ele, peça ajuda e pergunte o que fazer para melhorar seu desempenho.

Poucos conseguem ter esse equilíbrio na hora de uma bronca, mas essa atitude demonstra grande maturidade emocional, salva o colaborador de conflitos desnecessários e melhora sua imagem perante o chefe, mesmo se ele acreditar que você cometeu um erro. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Últimas de _legado_Economia