Sucesso na carreira: Sem 'puxa-saquismo'

Todo mundo reconhece um bajulador

Por O Dia

Rio - Todo mundo reconhece um bajulador. Ele pode ser encontrado perto aqueles que ocupam uma posição de comando e não é difícil identificá-lo. O principal objetivo desse tipo de profissional é ser notado pelo chefe e, para isso, ele o elogia exageradamente, não discorda do seu superior, e quando consegue um resultado fala em bom tom para que todos o escutem. Veja abaixo como ser reconhecido sem “puxar-saco” do chefe.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero ter meu trabalho reconhecido pelo meu chefe e ser valorizado profissionalmente na empresa sem parecer puxa-saco. Como devo proceder?”

Washington, Madureira

Olá, Washington! Marketing pessoal e puxa-saquismo não devem ser confundidos. O puxa-saco quer ser notado, mas não pelo seu trabalho. Ele é inseguro e usa seu tempo fazendo articulações e intrigas para se manter no emprego.

Por outro lado, quem faz marketing pessoal se preocupa em realizar um bom trabalho e conseguir resultados acima da média para ser reconhecido. Mostra o seu valor com foco no profissionalismo, sem usar argumentos pessoais ou tentar influenciar opiniões favoráveis sobre si com bajulações.

Ambientes competitivos e com ameaça de demissão, onde o profissional precisa se destacar entre os outros, podem estimular um comportamento bajulador. Alguns funcionários procuram ficar íntimos dos chefes para serem notados, mas esse comportamento vai contra a etiqueta corporativa.
O puxa-saquismo atrapalha a imagem do profissional e passa a impressão de incompetência. Por outro lado, ficar quieto demais no seu canto pode ser uma postura negativa para a imagem. Se o funcionário não comunica seus resultados, pode acabar sendo “esquecido” na hora das promoções, ou ficar em situação de risco, em caso de cortes de pessoal.

A dica para o profissional é tratar seu superior com cordialidade e relatar resultados práticos do trabalho sem bajulação. Quando um problema ocorrer, ele deve ser apresentado ao chefe com uma proposta de solução. E, principalmente, cuidar para emitir suas opiniões com gentileza, mesmo que o seu chefe discorde delas. Boa sorte!

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