Funcionários da Prefeitura do Rio: 6,75% de aumento para 128 mil

Decreto oficializando o aumento será publicado hoje

Por O Dia

Rio - Os servidores da Prefeitura do Rio terão os seus salários reajustados em 6,75% a partir da folha de agosto, que é depositada no começo de setembro, de acordo com a Secretaria Municipal da Casa Civil. O decreto oficializando o aumento será publicado hoje.

O reajuste corresponde ao índice da inflação acumulado no período de julho de 2012 a julho de 2013 e não traz ganhos reais aos salários. Quanto a isso, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, esclareceu que o aumento anual nos vencimentos é um mecanismo de não produzir defasagem no poder aquisitivo do servidor.

Segundo informou o titular da pasta, a medida vai beneficiar cerca de 128 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, da administrações direta e indireta, fundações e autarquias.

A maior folha de pagamento continua sendo a do setor de Educação, seguida pela da área da Saúde. O total de investimentos da prefeitura com o reajuste ficará em torno de R$ 20,7 milhões por mês. Ao ano, o montante representa um gasto de R$ 400 milhões, segundo a Casa Civil.

"As pessoas pensam que os percentuais baixos, de 0,1%, por exemplo, não afetam o orçamento. Na realidade, o impacto é brutal. O reajuste é um esforço do município de preservar o servidor”, afirmou o secretário.

‘SALÁRIO POSSÍVEL’

O secretário chefe da Casa Civil, Pedro Paulo, considera a remuneração dos servidores “ainda não é a que a gente deseja, mas é um salário possível, bastante razoável”. Ele reiterou também o compromisso da prefeitura em depositar os valores em dia.

NAS EMPRESAS

Pedro Paulo afirmou que todos os servidores do município, inclusive inativos, receberão reajuste. No caso dos que trabalham em empresas, na administração indireta, o aumento teve prazos diferentes, alinhados com o acordo trabalhista em cada uma.

Últimas de _legado_Economia