Por bferreira

Rio - A escolha entre ser franqueado de uma empresa já consolidada no mercado ou abrir seu próprio negócio exige reflexão. Não é apenas a lucratividade de cada investimento que deve ser levada em conta nessa hora. O perfil do empreendedor pode ser a chave para uma escolha bem fundamentada. Faça o teste (http://goo.gl/olOJ) e descubra se você tem as características para ser bem sucedido em um negócio próprio.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou aposentada e queria abrir um negócio para continuar trabalhando. O que é melhor: ter minha própria loja ou investir em uma franquia?”

Rosa, por e-mail

Prezada Rosa, antes mesmo de investir na abertura de uma loja própria ou de uma franquia é importante verificar se você tem perfil empreendedor. No site do Sebrae, há um teste <MC0>que pode lhe ajudar. Veja em “http://goo.gl/olOJ”. É preciso verificar se você tem características para ser franqueada ou se se adaptaria melhor a um projeto próprio. Na franquia, os riscos são menores, pois o franqueador já desenvolveu o produto, estudou o mercado e faz investimentos para se manter competitivo. Além disso, garante orientação e treinamento ao franqueado. Mas sua autonomia será parcial e será preciso arcar com taxa de franquia, entre outras exigências.

No site do Sebrae você encontra amplo material sobre o assunto. Consulte a publicação “Como adquirir uma franquia” em (http://goo.gl/lM0zz) . No Portal do Franchising (http://goo.gl/eGxuP), você pode ver opções de franquias.

Por outro lado, se você quiser montar uma loja, recomendo uma ampla pesquisa para analisar se o negócio é viável. Você terá que organizar os processos de logística, marketing, vendas, entre outros aspectos. Mas terá liberdade para implementar processos e mudanças.

Independentemente da escolha, é importante fazer um plano de negócios, documento fundamental no planejamento da empresa. O Sebrae/RJ tem a ferramenta on line gratuita (www.negociocertosebrae.com.br) que pode ajudar. É preciso investir na capacitação empresarial.

Conheça os cursos online gratuitos do Sebrae no www.ead.sebrae.com.br ou fale com a Central no 0800 570 0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar