Por tamyres.matos

Rio - Uma pesquisa da ONG Transparência Internacional sobre corrupção apresentou dados curiosos. A maioria dos brasileiros (68%) está disposta a denunciar corrupção. Trata-se de uma postura sintonizada com o clamor popular e a indignação que ecoa das manifestações das ruas brasileiras.

Ao mesmo tempo, 27% dos cidadãos pagam suborno para ter acesso a serviços públicos e instituições. Isso significa que um em cada quatro brasileiros paga ou pagaria suborno para ter uma vantagem pessoal.

Muito brasileiros estão exercendo a cidadania nas ruas e redes sociais, protestando, exigindo moralidade, uso adequado dos recursos públicos e serviços coletivos de qualidade. O problema é que para uma parte da nossa sociedade, o jeitinho brasileiro é normal, corriqueiro, e um recurso dos espertos, que acham que podem levar vantagem.

O bom funcionamento da economia exige que regras do mercado e agentes reguladores atuem dentro das normas e com justiça. O suborno desvirtua tudo isso. Por isso, é hora de denunciar e combater os vícios da nossa sociedade.

Gilberto Braga é professor de Finanças do Ibmec

Você pode gostar