Sucesso na carreira: Motivação no trabalho

Veja o que pode ser feito para aumentar seu entusiasmo no ambiente de trabalho

Por O Dia

Rio - Fala-se muito sobre impulso, mas nem todos sabem como alcançar a verdadeira motivação profissional que traz alegria para trabalhar e nos leva ao sucesso. Ter motivação no trabalho não é algo teórico e sim prático. É um processo interno em cada um de nós que é acionado também por uma série de estímulos do ambiente externo. Veja o que pode ser feito para aumentar seu entusiasmo no ambiente de trabalho.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

Não consigo trabalhar no ritmo dos meus colegas, pois não tenho a motivação que eles têm. Como posso aumentar meu nível de motivação e dedicação?
>Tiago, Glória

Olá, Tiago! Não podemos ignorar a capacidade de as pessoas se automotivarem, mas a motivação também é influenciada por fatores externos. Ou seja, ela resulta da interação do indivíduo com o ambiente de trabalho.

Assim, para conseguir motivação e desempenho máximos na vida profissional é preciso combinar três fatores: paixão pelo que se faz, condições de trabalho adequadas e um plano de ação para atingir os objetivos desejados.

Para verificar cada fator, o primeiro passo é responder: o meu trabalho me entusiasma? Quem gosta do que faz consegue ser mais comprometido e produzir mais. Ter paixão pela carreira é essencial para reunir motivação.

O segundo passo é analisar se as condições de trabalho são adequadas. Estar em uma empresa alinhada com seus valores, saber a importância de suas tarefas, ter informações, recursos materiais para um bom desempenho e bom relacionamento com os colegas afetam positivamente as pessoas. Além disso, é importante ser reconhecido, receber incentivos e feedbacks do seu chefe.

Por último, é preciso verificar como você organiza seu trabalho. Ter as tarefas agendadas por prioridade e manter o foco elevam os resultados, e isso é muito motivador.

Alcançar esses três fatores é a condição essencial para manter o entusiasmo no trabalho. Além disso, existem atitudes que cada um pode desenvolver para alimentar a automotivação, tais como acreditar em si mesmo, ter iniciativa, persistência e vontade de aprender sempre! Boa sorte no processo!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Últimas de _legado_Economia