Por thiago.antunes

Rio - Todo empreendimento envolve riscos, por isso, é preciso planejar cada detalhe com muito cuidado. O primeiro passo é reunir o máximo de informações possíveis sobre o segmento em que você pretende atuar. Em seguida, deve pesquisar o mercado e desenvolver as habilidades necessárias para o bom desempenho do negócio. Por fim, é fundamental fazer um Plano de Negócios, que vai orientar todo o investimento.

Por Cezar Vasquez

Pergunta e Resposta

“Gostaria de investir em um negócio próprio, mas tenho medo de não dar certo. Como faço para minimizar os riscos?” Leandro, Belford Roxo

Leandro, não existe uma fórmula única e certeira para garantir o sucesso de um negócio. Todo empreendimento envolve riscos e, como você bem disse, o importante é minimizá-los. E isso só é possível por meio do planejamento, que ajuda a evitar surpresas e calcular os riscos envolvidos na operação.

É importante que você reúna o máximo de informações sobre o negócio em que pretende atuar. Desenvolver habilidades empreendedoras também pode ajudar. No nosso site, você encontra alguns passos importantes para quem está começando. Confira em http://goo.gl/JSkO.
No planejamento, é importante pesquisar o mercado, a fim de identificar a clientela, o melhor local para abrir o empreendimento, quem são os concorrentes, entre outros pontos. Saiba mais em: http://goo.gl/XYt0C.

A partir daí, é hora de elaborar um Plano de Negócios, em que você colocará os riscos, estratégias de marketing, investimentos necessários, diferenciais, entre outros aspectos. O Sebrae/RJ oferece uma ferramenta on-line e gratuita para elaboração do seu plano. Acesse o site www.negociocertosebrae.com.br.

Além disso, invista em capacitação. Sugerimos os cursos Aprender a Empreender e Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. Ambos podem ser feitos on-line, gratuitamente (http://goo.gl/NY0VX e em http://goo.gl/tvEea) ou presencialmente, com um valor de investimento. Para consultar a agenda dos cursos presenciais , faça contato com nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800 ou dirija-se até um de nossos pontos de atendimento.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ

Você pode gostar