Por paulo.gomes

Rio - arque de diversões do empreendedorismo fluminense. Assim pode ser considerada a Rio Franchising Business, feira de empresas de franquias que ocorre na próxima semana, de quinta-feira a sábado no Riocentro. A expectativa é que o evento movimente negócios da ordem de R$ 180 milhões, 18% a mais que em 2012.

Criada em 2011%2C na Barra da Tijuca%2C a marca Espetto Carioca participa pela primeira vez da feira de franquias com expectativa de crescer maisDivulgação

O crescimento é atribuído à qualificação dos visitantes, já que mais de 80% são investidores em busca de melhor oportunidade de investimento, conforme levantamento feito na edição anterior.

Este ano há aumento de 12% no número de expositores e estimativa de público 10% acima do fluxo de visitantes de 2012. Durante os três dias de feira vai acontecer também o Fórum de Franchising apresentando aspectos estratégicos, financeiros e de marketing para os interessados em aprender mais sobre a gestão de franquias.

Feira reflete bom momento do setor de franquias

O Estado do Rio é o segundo maior mercado de franquias do país, tendo crescido 17,7% em faturamento e 17% em número de redes, em 2012. É superado apenas por São Paulo. Negócios, serviços e outros varejos representam 30% da arrecadação no estado fluminense, enquanto alimentação engloba outros 20,8%. A rede de fast food Bob’s é a segunda do ranking geral, com 234 lojas.

A LupaLupa participou da feira da ABF em junho em São Paulo e agora colhe os frutos com lojas no RioDivulgação

Para o presidente da Associação Brasileira de Franchising Rio (ABF-Rio), Beto Filho, a feira é o reflexo do grande momento do setor no país.

“O sistema de franquia brasileiro é, hoje, uma realidade incontestável e crescente. O aumento do número de franquias se dá principalmente pelo cenário econômico favorável no país. A feira é um termômetro perfeito, principalmente para os investidores que poderão perceber na movimentação das negociações, o excelente momento do sistema”, destaca o presidente.

Em sua 7ª edição, a Rio Franchising Business ocupará 12 mil metros quadrados, mantendo como diferencial o formato show room, que oferece a mesma visibilidade para as mais de 250 marcas participantes do evento.

Estarão presentes os setores de acessórios pessoais e calçados; alimentação, beleza, saúde e produtos naturais, comunicação, informática e eletrônicos, construção, limpeza e conservação, materiais e serviços, consultorias, cosméticos e perfumaria, educação e treinamento, entretenimento, escolas de idiomas, hotelaria e turismo, móveis, decorações e presentes, shopping centers e vestuário.

Organizada e promovida pela Fagga — GL events Exhibitions e ABF Rio, a feira espera atrair 26 mil interessados de várias regiões do país. Diretor de Negócios da Fagga, Rubens Slaviski cita as vantagens de se investir no setor: “A franquia é uma das formas mais seguras de ter um negócio próprio. O franqueado pode contar com uma marca consolidada, além de treinamento e suporte técnico na implantação e desenvolvimento do negócio”.

Hoje, os perfis de candidatos a abrir uma franquia são bem variados, indo desde jovens empreendedores até profissionais aposentados, lembra o diretor da Fagga.

Rio confirma fama de polo gerador de novas tendências

A feira no Rio confirma a cidade como um polo gerador de novas tendências para todo o país, reunindo as principais redes de franquias, franqueados e novos candidatos. Também participam do evento consultores, prestadores de serviços, pontos comerciais, bancos, financeiras e empresas que pretendem adotar a franquia como modelo de expansão.

A Loja das Torcidas já está presente em três shoppings da Cidade do RioDivulgação

Destacam-se no segmento, as microfranquias que, só em 2012, tiveram um faturamento de R$ 4,5 bilhões e já abrangem 368 redes (10% a mais que em 2011) e 13.352 unidades. A elevação do valor da taxa de franquia inicial, de R$50 mil para R$ 80 mil, aumentou a gama de atividades que se encaixam no segmento e dá oportunidades de novos negócios.

Entre as marcas franqueadoras estreantes na Rio Franchising Business, estão Arezzo, Sr. Computador, Sobrancelhas Perfeitas, Maria Brasileira, Unhas Express, +Depil e Espetto Carioca, Dr. Jardim e TZ Viagens. Também retornam ao evento, a Amor aos Pedaços e Restaura Jeans.

Para investir

Espetto Carioca - Criada em 2011, no Rio, a marca Espetto Carioca possui sete unidades, sendo quatro franqueadas. Mas, quer mais e, por isso, participa pela primeira vez da feira. O tradicional espetinho é apresentado de forma sofisticada em 52 sabores.

Megamatte - Presença constante na Rio Franchinsing, a rede de franquias de alimentação rápida e saudável lança a primeira microfranquia. O modelo chama atenção pelo valor investido, estimado em R$ 80 mil e infraestrutura móvel.

Maria Brasileira - Também pela primeira vez no Rio, a rede de franquias Maria Brasileira oferece serviços de limpeza e cuidados domésticos. A marca apresentará dois novos serviços: o Dog Walker (passeador de animais domésticos) e Pet Sitter (cuidador de animais de estimação durante ausência do dono do bichinho).

QAB Vending Machines - A empresa oferece modernas máquinas digitais, com tela LCD de 46 polegadas touch screen, de fácil interação com os consumidores finais, para venda de produtos como sapatilhas.

Loja das Torcidas - Surgida no final de 2012, no interior de São Paulo, a loja de artigos esportivos em seis meses virou franquia e quer crescer no Rio onde está presente no NorteShopping, no Via Brasil e no Boulevard Rio.

Griletto - Rede de franquias especializada em grelhados e parmegianas espera abrir 20 franquias no Rio.

Outras marcas

Mr. Mix - Rede especializada em milk shakes também participa pela primeira vez da Rio Franchising com expectativa de crescer no Rio.

Tip Top - Na segunda participação na feira, a rede de vestuários e acessórios infantis aposta no Rio e esperar inaugurar dez novas lojas até 2014. Hoje, tem duas unidades, uma no Rio e outra em Niterói.

Seletti Culinária - Rede de franquias de alimentação livre de frituras espera crescer 50% em 2013, com 15 novas unidades, mirando no interior do estado.

Subway - Além de participar da feira, a rede de fast food espera abrir mais 33 unidades no interior do Estado do Rio. Paraty e Angra dos Reis serão as primeiras cidades a receber as lojas.

Cursos de idiomas - As marcas UNS e Yes! também participam.

Serviço - Os interessados podem comprar os ingressos antecipadamente pelo site do evento (www.riofranchisigbusiness.com.br) a R$ 35 para um dia; R$ 45 para dois dias, ou R$ 55 o passaporte para os três dias de feira. Quem comprar no local pagará R$ 40 por dia.

Você pode gostar